Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Quer equilibrar as hormonas? Este é o detox a fazer

Um sistema hormonal equilibrado é a base da boa saúde e qualidade de vida, mas tudo depende daquilo que se come diariamente.

Quer equilibrar as hormonas? Este é o detox a fazer
Notícias ao Minuto

08:50 - 29/01/18 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

Fazer um detox é muito mais do que aderir a modas e tendências alimentares. É muito mais do que substituir as refeições sólidas por opções líquidas. Fazer um detox é limpar o organismo de potencias impurezas, deixando-o no seu estado mais puro e capaz. E muitas dessas impurezas chegam à boleia daquilo que se come.

Por andarem à deriva da alimentação diária, as hormonas ficam facilmente desreguladas quando a alimentação diária peca por excesso ou por defeito, ou quando os alimentos protagonistas em nada beneficiam a saúde. Fast-food, fritos, refrigerantes, alimentos processados, açúcar e álcool são apenas alguns dos culpados pelo desregulamento do sistema hormonal e por provocarem ou agravarem estados de saúde menos positivos.

E é por isso que a palavra detox faz todo o sentido. Desintoxicar o corpo de tudo o que lhe tira saúde é a forma mais eficaz de manter as hormonas sob controlo. Mas, em que consiste mesmo um detox hormonal?

Conta o Mind Body Green que esta desintoxicação passa, em primeiro lugar, por banir alimentos potencialmente inflamatórios durante, pelo menos, 21 dias. A publicação fala do álcool, do açúcar e da cafeína. Mas importa destacar a importância de banir as gorduras saturadas e trans, que facilmente se encontram em alimentos industrializados e/ou que se rotulam como ‘pronto a comer’.

Mas não importa apenas proibir. Para que o sistema hormonal fique novamente equilibrado, é também fundamental nutri-lo e hidratá-lo e, por isso, nada como reforçar a ingestão de vegetais, que devem equivaler a uma média de três a seis chávenas por dia. De acordo a publicação, o ideal é que se dê prioridade a alimentos orgânicos e que na alimentação diária não faltem vegetais de folha verde, crucíferos, beterraba, cenoura, alho, cebola e alcachofra.

Ao contrário de muitos detox – que pecam por serem redutores e privarem o organismo de todos os nutrientes -, um processo de desintoxicação que visa melhorar o sistema hormonal requer ainda a inclusão de proteínas, devendo-se optar pelas vegetais ou pelas carnes e derivados de produção orgânica. A carne vermelha deve ser evitada.

E se os aminoácidos da carne são importantes, também as gorduras saudáveis são uma mais-valia, em particular o azeite virgem extra, o óleo de coco prensado a frio, o óleo de macadâmia, as azeitonas, o peixe gordo, etc.

Por fim, e como não poderia deixar de ser, a ingestão regular de água é também determinante para o sucesso de um ‘detox hormonal’.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório