Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Não é só má higiene. Tudo o que pode causar mau hálito

Ter mau hálito é sempre constrangedor e até mesmo assustador. Embora a má higiene seja a causa que mais depressa vem à mente, existem outros fatores a ter em conta.

Não é só má higiene. Tudo o que pode causar mau hálito
Notícias ao Minuto

08:15 - 28/01/18 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Cuidados

O mau hálito pode manifestar-se por conta de inúmeros problemas sistémicos, tanto orais como físicos”. É desta forma que a médica Leslie Renee começa por acalmar algumas mentes mais inquietas.

Em declarações ao site Bustle, a especialista deita por terra a ideia de que o mau hálito é única e exclusivamente culpa de uma má higiene bucal e que uma simples escovagem dos dentes é suficiente para aniquilar todo e qualquer cheiro. A questão é bem mais séria do que isso.

Como destaca a publicação, o mau hálito pode aparecer de forma inesperada e por culpa de fatores raramente associados ao mau cheiro, como é o caso do corrimento nasal. O chamado de ‘pingo no nariz’ pode ser a consequência de uma constipação ou alergia, mas, ao mesmo tempo, pode ser a causa da halitose, tal com a sinusite.

Também uma infeção na garganta e uma amigdalite podem ser causadoras de mau odor na boca, uma vez que estas duas patologias acabam por aumentar os marcadores inflamatórios. Além disso, a acumulação de bactérias pode ser também uma causa destes problemas.

Quem sofre de azia ou refluxo gástrico sabe o desconforto que isso causa e as consequências que traz, sendo o mau hálito uma delas, lê-se na publicação, que coloca ainda na sua lista a boca seca, uma condição que pode espelhar desidratação, algum problema de saúde ou ser a consequência de determinados medicamentos.

O uso de elixir antibacteriano faz parte da rotina de higiene de muitas pessoas, mas poucas sabem que os seus componentes pode ser a causa do mau hábito, sendo o álcool ou derivados o mais grave de todos.

Ser fumador, ter cáries, tártaro nos dentes ou comer constantemente alho podem ser outras possíveis causas para o indesejado mau hálito.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório