Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Estes são os melhores alimentos para o cérebro do seu bebé

A academia de pediatras americana lançou um conjunto de recomendações a ter em conta nos primeiros 1000 dias de vida do bebé. E tudo com vista a um desenvolvimento saudável.

Estes são os melhores alimentos para o cérebro do seu bebé
Notícias ao Minuto

14:30 - 24/01/18 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alimentação infatil

Desde a gravidez aos primeiros anos de vida do bebé, muitas questões se levantam e todo o cuidado por parte dos pais parece pouco para garantir as melhores condições de vida para o novo membro da família que acaba de chegar.

A alimentação é uma das áreas que mais questões pode levantar e para alertar sobre a importância que este fator tem no desenvolvimento do cérebro do bebé a Academia de Pediatras Americana (AAP) publica um conjunto de medidas que se foca na alimentação nos primeiros 1000 dias de vida do bebé, já que esta é uma fase crucial no neuro-desenvolvimento da criança e saúde mental a longo termo. Além disso, o tipo de alimentação a que o bebé é primeiramente exposto irá prevenir riscos de doenças como obesidade, hipertensão e diabetes, por exemplo.

Falemos de alimentos em concreto: o leite materno deve ser dado até aos seis meses de idade. A partir daí, o leite deixa de responder às necessidades do bebé pelo que, se a mãe quiser continuar a amamentar, deve ter em conta e acrescentar os nutrientes necessários ao filho através da suplementação com zinco e ferro indicada pelo seu pediatra. O recém nascido está muito propício a défice de nutrientes, pelo que este é um ponto que os pais devem estar sempre alerta.

Em vez da suplementação, complementar o leite materno com a introdução de purés de carne ou cereais infantis, é outra forma de garantir os nutrientes necessários no primeiro contato do bebé com alimentos.

A seguir ao leite materno, a melhor alimentação é aquela que é o mais variado possível. Esqueça os super alimentos para bebés, que prometem garantir todos os nutrientes necessários: nenhum alimento será tão eficaz quanto a conjugação certa de vários. É por isso que, na publicação da AAP, não são apresentados alimentos muito em específico, mas sim grupos e tipos de alimentos que permitem aos pais diversificar a alimentação da criança: é importante que as refeições incluam carne ou outra fonte de proteína, bem como frutas e vegetais, que contenham diferentes tipos de vitaminas e minerais.

É no primeiro ano de vida que se nota o maior desenvolvimento no cérebro do bebé, que conta com uma infinita quantidade de novas ligações entre os neurónios, daí a importância desta fase.

Como refere Schwarzenberg, professora de pediatria da Universidade do Minnesota, “se perder a oportunidade de acompanhar este desenvolvimento da forma mais saudável durante os primeiros 1000 dias, não teremos a oportunidade de voltar atrás”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório