Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Gordura é formosura? Ciência diz que pode ser felicidade

Um recente estudo defende que as pessoas com mais peso têm estado de espírito mais calmo.

Gordura é formosura? Ciência diz que pode ser felicidade
Notícias ao Minuto

18:07 - 26/12/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

O excesso de peso está associado a uma saúde e a um estado físico mais debilitados, mas um recente estudo da Universidade de Bristol, no Reino Unido, descobriu que as pessoas com peso a mais pode ser, na verdade, mais felizes.

Publicada recentemente na revista científica International Journal of Epidemiology, e citada pelo The Times, a investigação analisou os dados de meio milhão de pessoas com idades entre os 37 e os 73 anos e concluiu que aquelas que apresentavam excesso de peso tinham estado de espírito mais calmo e um mais à vontade consigo mesmas.

Dizem os cientistas envolvidos no estudo que as pessoas com predisposição genética para o um índice de massa corporal mais elevado (o que não significa que tenham, de facto excesso de peso, pois a predisposição é apenas um indicador que depende de fatores que levem à determinação) “eram menos propensas a classificarem-se como pessoas nervosas ou a chamarem-se a si mesmas de tensas ou muito fortes”.

Porém, destaca o psiquiatra Dasha Nicholls, o estado de calma e felicidade das pessoas com excesso de peso não pode ser visto como uma desculpa para comer mais, pois esta forma de estar pode, na verdade, ter sido causada pelo impacto que o padrão alimentar em excesso tem no cérebro, não se conhecendo as consequências a longo prazo. Sabe-se, por agora, que a capacidade de regular as próprias emoções pode ficar comprometida quando se tem peso a mais.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório