Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Viagem pelas nações mais e menos saudáveis. Portugal faz parte da rota

Um estudo levado a cabo pela Clinic Compare analisou 179 países.

Viagem pelas nações mais e menos saudáveis. Portugal faz parte da rota
Notícias ao Minuto

07:54 - 26/09/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

Consumo anual de tabaco por pessoa, consumo anual de álcool por pessoa e prevalência de obesidade na população. Este é o trio explosivo que faz de um país menos saudável do que outro e serviu de mote para uma avaliação exaustiva sobre o estado da saúde mundial.

A Clinic Compare recorreu aos mais recentes dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), da CIA World Factbook e da Associação Mundial do Pulmão e desenhou um mapa mundo que em nada é amigo da Europa e do norte da América.

A República Checa arrecadou a medalha que nenhum outro país quer ao vencer na categoria de país menos saudável do mundo, um estatuto que se deve, em grande parte, ao consumo massivo de bebidas alcoólicas - cada checo bebe, em média, 13,7 litros de álcool puro por ano, o equivalente a nada mais, nada menos do que 55 mil shots, diz a empresa que fez a revisão científica. O facto de a República Checa estar entre os países com maior consumo de tabaco também não melhorou em nada a situação do país.

No top 10 dos países menos saudáveis incluem-se ainda a Rússia e a Eslovénia (que compõem o pódio) e também a Bielorrúsia, a Eslováquia, a Hungria, a Croácia, a Polónia, o Luxemburgo e a Lituânia, que divide a décima posição com os Estados Unidos, o único país não Europeu a ser classificado como pouco ou nada saudável (muito à boleia da taxa de 35% de obesidade que assombra o país).

Entre os países mais saudáveis, ou seja, cujo consumo de álcool e tabaco é reduzido, assim como o índice de obesidade, encontram-se o Afeganistão, a Guiné, a Nigéria, o Nepal, a República Democrática do Congo, a Eritreia, o Malawi, a Somália, Moçambique e a Etiópia.

E Portugal, está entre os mais ou os menos saudáveis? Apesar de o estudo em causa não revelar uma lista completa com todas as posições dos 179 países analisados, Portugal figura no mapa pintado com a cor que representa o terceiro nível mais grave de falta de saúde, tal como acontece com a Itália e com a Lituânia.

Notícias ao Minuto[Mapa dos países europeu]© Clinic Compare

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório