Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Homens, eis as dicas para manter os níveis de testosterona regulados

Encontrar o equilíbrio entre os níveis de testosterona e estrogénio pode ser mais fácil do que parece.

Homens, eis as dicas para manter os níveis de testosterona regulados
Notícias ao Minuto

22:50 - 18/09/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

O equilíbrio hormonal não uma questão que deve preocupara apenas as mulheres. Também o sexo masculino deve dar ouvidos ao corpo e perceber quando um possível descontrolo de hormonas pode estar a falar mais alto.

Como explica a médica Anna Cabeca, são vários os fatores que podem levar um homem a ter os níveis de testosterona e estrogénio desequilibrados, sendo os principais culpados a má alimentação (em particular aquela que não inclui gorduras boas), os treinos demasiado intensos e a incapacidade de controlar o stress.

Normalmente, os homens têm entre 600 a 800 ng/dL de testosterona, sendo que os níveis desta hormona são considerados baixos quando se encontra abaixo dos 300 ng/dL, contudo, apenas e possível saber tais resultados quando é realizado um teste médico. Mas, o que pode levar um homem ao médico para saber os níveis de testosterona? Uma série de sintomas e sinais que o corpo vai dando e que vão revelando esse mesmo desregulamento, como é o caso da falta de interesse sexual, cansaço constante, problemas de memória ou confusão mental, oscilações de humor, incapacidade de tonificar os músculos, entre outros.

Para evitar uma quebra acentuada dos níveis de testosterona, os homens devem, em primeiro lugar, optar por um estilo de vida saudável e equilibrado, onde conste uma dieta que se enquadre nas suas necessidades, um plano de treino consciente e uma maior capacidade de resistir ao stress. Além disso, diz a médica ao Mind Body Green, devem ainda otimizar os níveis de vitamina D, nutriente que ajuda a regular esta hormona, especialmente se combinado com a vitamina K.

Para um equilíbrio hormonal mais eficaz e para um melhor sistema imunitário, o consumo de zinco é igualmente fundamental, assim como a aposta em alimentos adaptogénicos, como a maca, que não só melhoram o organismo, como fornecem um maior suporte adrenal (controlando o stress).

Para travar o ganho de peso associado aos baixos níveis de testosterona, os homens devem também comer mais alimentos ricos em fibra.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório