Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Treinos curtos e intensos podem reduzir risco de cancro da mama

Há mais um estudo a revelar como o exercício pode contribuir para a saúde. Além de reduzir o risco de cancro da mama, o exercício pode mesmo abrandar a evolução da doença.

Treinos curtos e intensos podem reduzir risco de cancro da mama
Notícias ao Minuto

09:27 - 18/09/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

Há muito que o exercício é associado à saúde e até ligado a uma evolução mais favorável para quem sofre de cancro da mama. Um novo parece explicar porquê.

De acordo com o estudo realizado por investigadores da Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, o exercício físico que é suficientemente intenso para provocar falta de ar – mesmo que sejam de curta duração – faz com que o corpo liberte uns químicos que ajudam a abrandar o crescimento das células cancerígenas.

Este tipo de exercício faz com que o corpo liberte catecolaminas e um em particular – a epinefrina ou adrenalina - ajuda a suprimir o crescimento de células tumorais.

Apesar de não prevenir completamente a doença, os investigadores dinamarqueses dizem que o exercício físico intenso pode induzir uma redução de 50% na formação de células tumorais.

Como reporta o Daily Mail, para este estudo os investigadores usaram ratos experimentais implantados com tumores de cancro da mama humano, bem como células tumorais em tubos de ensaio para investigar como as amostras de sangue recolhidas de mulheres saudáveis e de pacientes com cancro da mama antes e após o exercício afetavam o desenvolvimento das células tumorais da mama e quais mecanismos envolvidos .

Descobriram que as amostras de sangue recolhidas após o exercício reduziram a capacidade de crescimento das células tumorais em tubos de ensaio e em ratos.

Apenas 45% dos ratos com tumores mergulhados no soro snaguíneo de tumores desenvolvidos no pós-treino, em comparação com 90% dos ratos com tumores não expostos ao soro sanguíneo pós-treino ou expostos ao soro pré-treino.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório