Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Miúdos e graúdos, vamos ser mais organizados?

A organização é a chave do sucesso e o regresso às aulas (e ao trabalho) é o momento ideal para adotar alguns hábitos que promovam a organização. Vamos a isso?

Miúdos e graúdos, vamos ser mais organizados?
Notícias ao Minuto

20:44 - 06/09/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

A culpa nem sempre é da distração ou da falta de estudo. A causa para um ano letivo aquém das capacidades da criança pode estar na falta de organização, um fator comum em muitas crianças e jovens e que pode comprometer o desempenho dos alunos a longo prazo.

A organização serve não só para equilibrar o tempo destinado a cada tarefa, como também para evitar aquilo a que muitos pais chamam de 'caos' (e que muitas vezes resulta numa noitada de estudo na véspera de um exame).

Tal como acontece com um trabalhador - independentemente da área em que atua -, também os estudantes precisam de saber organizar-se, seja a nível de estudo, de atividades extra-curriculares e até mesmo momentos de diversão. Mas para que haja organização é preciso mudar alguns hábitos e adquirir uns quantos novos.

De acordo com o site Today, parte da organização dos mais novos é por conta dos pais, que tanto estão responsáveis por incentivá-los a serem mais organizados, como têm o dever de dar o exemplo, mostrando como o planeamento é meio caminho andado para o sucesso.

Mas, o que é que os pais e os mais novos podem fazer para serem mais organizados? Muita coisa, para sermos honestos, contudo, a publicação destaca as estratégias a ter em conta e a aplicar já no início deste ano letivo. Ei-las:

1 - Etiquetar. Tanto os livros como os cadernos das crianças devem ser etiquetados para uma identificação mais célere e também para que sejam mais facilmente armazenados consoante matérias.

2 - Armazenar. Longe vão os tempos em que era tudo feito a papel e caneta. Nos dias que correm, os computadores e tablets assumem-se como ferramentas de estudo e trabalho e os mais novos devem ser capazes de armazenar todo o trabalho não só nestes dispositivos, como também numa pen USB, que deve andar sempre na mochila ou até mesmo servir de porta-chaves.

3 - Situar. Os trabalhos de casa e as horas de estudo são uma constante durante o ano letivo, contudo, não basta apenas saber o que ler e aprender, é preciso ter um local para o fazer tranquilamente e cabe aos pais destinarem um espaço na casa para o estudo, sendo lá que as crianças guardam tudo o que precisam para realizar as tarefas que têm em mãos.

4 - Calendarizar. O horário está no frigorífico, está na agenda dos pais, está na contracapa de um caderno da criança... mas deve também estar no smartphone ou tablet. Uma vez que os gadgets fazem parte da rotina escolar da atualidade, então há que tirar o melhor proveito deles.

5 - Dispor. Está a ver os frascos de compota e leguminosas que deita fora depois de usados? Está na hora de lhes dar uma nova vida. Como sugere a publicação, estes itens podem servir de 'recipiente' para algum tipo de material escolar, como os lápis, as canetas, a tesoura, a borracha, etc. O objetivo é que estejam sempre juntos e que a criança saiba que há um local específico para guardar estes objetos que usa para fazer os trabalhos de casa.

6 - Listar. Tal como o horário está colado na porta do frigorífico, uma ardósia pode fazer também sentido, devendo servir para listar tudo o que é preciso fazer e anotar ainda algumas datas importantes, como o jogo de futebol no sábado de manhã ou o teste de Ciências na terça-feira. A criança deve ficar encarregue desta tarefa, aumentando o sentido de responsabilidade.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório