Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Metade das pessoas sofre de stress relacionado com o trabalho

Para muitas pessoas as férias já terminaram e chega agora o momento de regressar ao trabalho, o que para muitos é uma fonte de stress.

Metade das pessoas sofre de stress relacionado com o trabalho
Notícias ao Minuto

16:00 - 01/09/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Conselhos

Segundo a Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho, 51% dos europeus sofre de stress relacionado com a atividade laboral. Este número tem aumentado todos os anos, mas a medicina tradicional chinesa diz, em comunicado, que pode ajudar.

Apesar de o regresso ao trabalho poder aumentar o stress devido a todo o trabalho que ficou em espera durante as férias, o stress associado ao trabalho geralmente é um problema crónico e que pode estar associado a consequências graves como depressão, doenças cardiovasculares, problemas de pele ou impotência sexual.

Hélder Flor, especialista em medicina tradicional, conta em comunicado que esta medicina é cada vez mais apontada como alternativa para ajudar quem sofre de stress associado ao trabalho e deixa alguns conselhos para regressar à rotina de trabalho sem perder logo a tranquilidade das férias.

“Há pontos de acupuntura mais comuns, como os localizados na região lombar, ombros, pés e pulsos. Contudo, a nossa abordagem passa pela identificação do problema e só depois por combater os sintomas”, destaca. Em casos de stress, explica o mesmo comunicado, geralmente recorre-se à combinação da acupuntura com a fitoterapia, sendo que a fitoterapia “utiliza plantas medicinais para corrigir desequilíbrios do organismo”.

Entre os conselhos deixados pelo especialista destacam-se:

  • Fazer pausas no trabalho de forma regular, levantar e realizar alongamentos para que o corpo não fique ‘preso’ numa única posição;
  • Aprender a respirar corretamente e fazê-lo várias vezes ao dia para ajudar a relaxar;
  • Voltar a impor rotinas e horários na alimentação;
  • Dormir bem e o suficiente;
  • Treinar de forma equilibrada. Sendo que se recomendam yoga, tai-chi ou natação.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório