Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Não se consegue concentrar? Eis sete possíveis culpados

Já toda a gente passou por isto alguma vez. Descubra quais são os culpados, identifique-os e tente tratá-los.

Não se consegue concentrar? Eis sete possíveis culpados
Notícias ao Minuto

13:01 - 23/08/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Conselhos

A sua lista de tarefas vai aumentando e simplesmente não consegue fazer nada do princípio ao fim e fazer o dia render? Já toda a gente passou (ou passa muitas vezes) por isto e há várias razões para esta dificuldade em concentrar-se acontecer.

Precisa de estar concentrado numa tarefa no trabalho, numa reunião ou mesmo para realizar alguma tarefa doméstica, mas não consegue? O site Health revela os possíveis culpados desta falta de concentração:

Situações comuns como dormir pouco ou mal, consumir ácool ou a ressaca, ingerir açúcar em excesso ou o stress podem estar a interferir com a sua capacidade de concentração.

O mesmo acontece quando está a ter emoções fortes como tristeza, raiva ou euforia, mas também quando está com fome ou quando não tem interesse na tarefa que está a realizar.

Estas situações podem ser responsáveis pela sua falta de concentração porque perturbam partes do cérebro que são necessárias para a atenção e concentração.

A boa notícia é que, tal como várias outras funções mentais, a concentração pode ser melhorada com treino – especialmente antes de se entrar numa idade avançada. Estudos revelam que a meditação, a longo prazo, pode melhorar a concentração. Esta também melhora quando se dorme mais, se elimina distrações externas como telemóvel ou televisão ou mesmo quando se ouve música instrumental e se faz pequenas pausas a cada par de horas de trabalho.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório