Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Paredes com bolor? A sua casa pode estar a prejudicar-lhe a saúde

Estudo alerta que viver numa casa com humidade e bolor prejudica a saúde respiratória e pulmonar.

Paredes com bolor? A sua casa pode estar a  prejudicar-lhe a saúde
Notícias ao Minuto

08:31 - 26/07/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

Viver numa casa com bolor nas paredes, chão, teto ou portas, aumenta o risco de falta de ar em 90%, sugere um novo estudo.

Os investigadores suíços que realizaram este estudo descobriram que viver num ambiente deste tipo também aumenta a probabilidade de desenvolver bronquite, sinusite e asma. E pior, também aumenta o risco de desenvolver problemas de saúde relacionados com o nariz, a garganta e pulmões.

O principal autor do estudo, o professor Christer Janson, da Universidade de Uppsala, disse: "Muitos estudos já mostram uma associação entre os sintomas relacionados à asma e a humidade nos edifícios. O que há de novo é a associação entre a inflamação crónica e humidade nos edifícios.”

Segundo cita o Daily Mail, o investigador sublinhou que “esta é uma descoberta importante, pois a inflamação crónica é uma condição bastante comum com um efeito colateral muito negativo sobre a qualidade de vida. Ficamos surpreendidos ao verificar que a associação com a humidade das casas era tão forte".

Para este estudo os investigadores analisaram informações de mais de 26 mil adultos de quatro cidades suíças, que responderam a um questionário sobre as condições das suas casas e o estado da sua saúde. Cerca de 11% dos inquiridos admitiu ter humidade em casa.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório