Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Estes são os nomes de adoçantes que deve decorar

Dos bons, aos maus, passando, claro, pelos vilões, eis os nomes de adoçantes que deve ter sempre em mente.

Estes são os nomes de adoçantes que deve decorar
Notícias ao Minuto

09:40 - 23/06/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Conselhos

O açúcar refinado, como a ciência tem vindo a provar, é apontado como o atual 'veneno' para a saúde humana, sendo já conhecidos os seus malefícios a nível físico e mental, pois é o responsável pelo aparecimento e/ou agravamento de um sem fim de patologias relacionadas ou não com o estilo de vida.

Os alimentos doces ou adoçados não têm de ser banidos da alimentação, mas a sua inclusão deve ser vista como um desafio, pois há que saber escolher aqueles que são os mais saudáveis ou menos penosos para a saúde e bem-estar.

De forma a revelar como o açúcar (na sua forma natural ou artificial) está facilmente escondido num sem fim de alimentos e sob os mais variados nomes, o site Mind Body Green listou aqueles que são os nomes a decorar.

No leque de adoçantes que se assumem como verdadeiros para a saúde estão todos aqueles que são artificiais, como é o caso da sucralose, do aspartame, da sacarina, do neotame e do acesulfame, ingredientes que tendem a marcar presença nos alimentos processados e industrializados, como os refrigerantes, os bolos, os pães e as bolachas. O xarope de milho com alto teor de frutose deve ser também evitado, pois causa problemas hormonais e impulsiona o aumento da gordura acumulada.

Já no leque de adoçantes maus está o néctar de agave e o xarope de arroz castanho, dois adoçantes que até parecem naturais e acertados, mas que na verdade atuam negativamente no organismo, causando danos nos órgãos e, por consequência, na alimentação.

Para o médico William Code, que assina o artigo no Mind Bidy Green, existem alguns adoçantes decentes e que podem ser consumidos em alternativa ao açúcar refinado (o branco tal como o conhecemos). É o caso da stevia (uma planta bastante mais doce mas isenta de calorias, contudo, há que optar por uma versão que seja orgânica e crua, pois só assim se tem a certeza de que não foi alvo de processamento e alterações. O xarope de ácer é também uma melhor alternativa ao açúcar normal, devendo-se, mais uma vez, optar pela versão mais pura possível.

Também o mel é uma boa opção, assim como o melaço e as tâmaras, um dos alimentos mais doces e, ao mesmo tempo, mais saudáveis. O açúcar da fruta (frutose) é também mais natural e 'amigo' do que o açúcar refinado, assim como o açúcar ou néctar de coco, um dos adoçantes mais usados ultimamente.

Contudo, e independentemente se se trata de um adoçante mais ou menos benéfico, moderação deve ser sempre a palavra de ordem.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório