Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

O telemóvel está a arruinar o seu treino... e de três formas diferentes

Usamos o telemóvel para tudo e mais alguma coisa e não o largamos nas mais diversas situações… nem mesmo quando estamos a fazer exercício físico.

O telemóvel está a arruinar o seu treino... e de três formas diferentes
Notícias ao Minuto

15:00 - 05/05/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Estudo

Há muito que o telemóvel deixou de ser um equipamento para troca exclusiva de mensagens ou realização de chamadas. Há muito que o telemóvel faz as vezes do despertador, da agenda, do rádio, da televisão, do jornal, do personal trainer e até mesmo do namorado.

O uso do telemóvel – especialmente do smartphone – é cada vez maior e este pequeno equipamento acompanha as pessoas nas mais diversas situações, até mesmo durante a atividade física, momento em que toda a atenção devia estar centrada no treino.

Mas sabia que o telemóvel pode estar a arruinar, e muito, o seu treino? A ideia é defendida pela revista Prevention, que consultou alguns recentes estudos científicos e conversou ainda com especialistas sobre o impacto deste equipamento na rotina de treino.

Eis como o telemóvel pode estar a prejudicar a atividade física e até a aumentar o risco de lesão?

1 – Prejudica a postura. Um estudo publicado na revista Performance Enhancement and Health revela que as pessoas que usam o telemóvel quando correm (sim, isso acontece especialmente quando usam aplicações móveis para monitorizar o ritmo) tendem a ter uma má postura, prejudicando a estabilidade.

2 – Aumenta o risco de lesão. Uma vez que promove uma maior distração, o uso do telemóvel durante o treino pode fazer com que a pessoa se lesione com mais facilidade, uma vez que não está atenta aos exercícios que está a realizar.

3 – Diminui a intensidade do treino. Não é que fosse necessário a ciência estudar este fator mais óbvio, mas uma investigação de 2015 provou que usar o telemóvel durante o treino faz com queas pessoas treinem menos e executem os exercícios de uma forma nem sempre correta. Um outro estudo publicado na Journal of Stenght and Conditioning revela que as pausas tendem a ser maiores do que o devido quando se usa o telemóvel, comprometendo a eficácia e os benefícios da atividade.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório