Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Cinco factos sobre os distúrbios alimentares em homens

Os distúrbios alimentares são fácil e comummente associados ao sexo feminino, mas há cada vez mais homens a embarcar nesta luta.

Cinco factos sobre os distúrbios alimentares em homens
Notícias ao Minuto

09:00 - 22/03/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Carreira

São muitas as ideias erradas relacionadas com os distúrbios alimentares que, embora comuns (e cada vez mais estimulados indiretamente pela sociedade), continuam a ser alvo de ceticismo, estigma e até mesmo tabu..

É comum associar estas doenças de comportamento alimentar ao sexo feminino e limitá-las à anorexia e bulimia nervosas, contudo, a questão é bem mais ampla e complexa do que parece.

Os distúrbios alimentares vão muito além da busca por um corpo perfeito e o espelho nem sempre é o principal inimigo. Como nos contou a psiquiatra na área dos distúrbios alimentares Dulce Bouça, “o espelho não é o papão, muitos destes doentes até deixam de se ver ao espelho. O inimigo está na mente, na crença inabalável de que controlando o corpo se controla a vida e o insucesso, e a única maneira possível de controlar o corpo é retirar-lhe a alimentação que permite a vida”.

Pensar apenas em anorexia e bulimia quando se trata de um distúrbio alimentar é comum, contudo, existem outros problemas mentais relacionados com a alimentação, como é o caso da anorexia atlética, a diabulimia, a alotriofagia e a síndrome da alimentação noturna. Mais recentemente tem-se associado ao aumento do número de casos de vigorexia e ortorexia, duas condições relacionadas com a obsessão em ser saudável por dentro e por fora.

Mas, como lhe dissemos acima, é também comum – e errado – associar estes problemas ao sexo feminino. Embora seja mais recorrente em mulheres, os distúrbios alimentares são também uma realidade para os homens e nem sempre estão associados a ideais de beleza. “Os distúrbios alimentares não resultam de um ideal de beleza mas sim de uma tentativa de resolver problemas emocionais”, disse-nos a especialista.

Embora a essência dos distúrbios alimentares seja idêntica em ambos os géneros, existem aspetos relacionados com o sexo masculino que merecem uma especial atenção. Eis cinco factos sobre os distúrbios alimentares em homens, segundo a revista Health:

1 – Alguns comportamentos associados a distúrbios alimentares afetam os homens a um ritmo mais acelerado, sendo, atualmente, mais comuns assistir a uma maior tendência para dietas extremas em homens do que em mulheres;

2 – Os distúrbios alimentares nos homens estão fortemente associados a outros problemas, como depressão, exercício compulsivo, ansiedade e abuso de substâncias.

3 – Os distúrbios alimentares no sexo masculino são mais comuns a partir dos 20 anos do que quando ainda se está na adolescência;

4 – Os sinais de distúrbios alimentares são comuns em ambos os géneros, incluindo-se aqui a perda de peso, a fadiga, a irritação e o aparecimento de doenças relacionadas com o enfraquecimento do sistema imunitário;

5 – Alguns sinais de distúrbios alimentares são mais notórios nos homens, uma vez que acabam por tomar atitudes mais extremistas perante a alimentação, o treino e a vida social.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório