Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Cinco distúrbios alimentares que possivelmente não conhece

Quando o tema são os distúrbios alimentares, é comum pensar apenas em anorexia e bulimia. Mas, infelizmente, existem outros.

Cinco distúrbios alimentares que possivelmente não conhece
Notícias ao Minuto

15:28 - 02/05/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Carreira

Os distúrbios alimentares são uma condição mental que causa sérios transtornos na alimentação diária de uma pessoa. Os distúrbios podem espelhar momentos de ingestão descontrolada de comida ou até mesmo a rejeição parcial e total da mesma.

Por norma, associam-se a anorexia nervosa e a bulimia aos principais distúrbios alimentares. Até podem ser os mais comuns, mas estão longe de ser os únicos e os principais. Prova disso é o artigo da Fox News com o nome de outros cinco transtornos alimentares e que, possivelmente, pouco ou nada ouviu falar.

É o caso da ortorexia nervosa. Este é um dos distúrbios alimentares mais falados dos últimos tempos e carateriza-se pela obsessão de comer apenas alimentos saudáveis, não havendo espaço para ‘facadinhas’ na dieta nem para um ou outro alimento calórico.

Ainda no âmbito daquilo que é saudável, a compulsão em ter um corpo forte é um outro distúrbio alimentar recorrente nos dias de hoje. A anorexia atlética é uma condição que espelha a máxima que tanto se lê nas redes sociais ‘strong is the new skinny’, ou seja, ‘forte é o novo magro’. Neste tipo de condição, a pessoa vicia-se no exercício físico, olhando minuciosamente para as calorias e para aquilo que ingere, sendo a proteína o ingrediente fundamental (e que muitas vezes é consumido sob a forma de suplemento).

Também quase desconhecia é a diabulimia, um distúrbio alimentar associado às pessoas com Diabetes tipo 1, que são 2,4 vezes mais propensas a ter estes problemas do que as pessoas sem a doença, diz a Fox News. No caso da diabulimia, as pessoas tendem a restringir a quantidade de insulina administrada diariamente com o intuito de emagrecer.

A alotriofagia é exemplo de transtorno alimentar. Neste caso, as pessoas comem substâncias isentas de valor nutricional, como é o caso de cabelo, terra, barro ou até mesmo cinzas. Esta doença está associada a transtornos obsessivos compulsivos, a casos de anemia ou depressão.

Por fim, existe ainda a síndrome da alimentação noturna. Como já tínhamos dito aqui, a síndrome de alimentação noturna representa cerca de 25% das calorias diárias ingeridas e ocorre quando a pessoa não consegue dormir sem comer ou quando acorda voluntariamente a meio da noite para satisfazer a fome.

Esta condição acontece não apenas por uma fome real (que pode não existir), mas pela crença de que é impossível adormecer com a barriga vaia. Não há uma causa biológica que explique a sua existência e muitas pessoas com sintomas de depressão refugiam-se a este mimo noturno – que dificilmente prima pelas escolhas saudáveis.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório