Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 19º

É logo em pequenas que raparigas começam a acreditar menos em si mesmas

Já os rapazes, diz um estudo realizado pela Universidade de Princeton, Nova Iorque e Illinois, demonstram mais confiança.

É logo em pequenas que raparigas começam a acreditar menos em si mesmas
Notícias ao Minuto

11:30 - 30/01/17 por Inês Esparteiro Araújo

Lifestyle Estudo

Resultados poucos animadores de um estudo realizado pela Universidade de Princeton, Nova Iorque e Illinois demonstram que é logo aos seis que as raparigas começam a acreditar menos nos seus próprios talentos. Já os rapazes, não pensam o mesmo de si.

O estudo, baseado em 400 crianças e publicado no Journal Science, mostrou que aos cinco anos, tanto rapazes como raparigas acreditam que o seu género é "brilhante". Mas, com apenas com um ano de diferença, começam a surgir diferenças. Para tal deve-se a influência dos media, dos próprios pais e até de outras crianças.

Durante a investigação foram juntados vários grupos de crianças com cinco, seis e sete anos e numa das experiências foi contado a um grupo uma história sobre alguém que “era muito, muito esperto”, em que as crianças tinham de adivinhar sobre quem se tratava a história.

Com cinco anos, os rapazes escolheram homens e cerca de 75% das raparigas escolheram mulheres. Contudo, no grupo dos seis anos, os rapazes continuam a escolher homens, mas as raparigas já começam a escolher também homens em vez de mulheres.

Notícias ao Minuto

“A mensagem que surge destes resultados é que as crianças estão expostas à noção cultural de que ser génio é mais uma característica masculina do que feminina”, comentou o professor Andrei Cimpian à BBC, um dos investigadores.

Sam Smethers, chefe da Fawcett Society no Reino Unido, adiantou ainda “que este é um grande problema”. Uma pesquisa feita por esta organização, que frequentemente fala sobre as diferenças de género, mostrou ainda que as “raparigas em pequenas já se deparam com esterótipos de género na escola".

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório