Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Como conseguir lidar com pessoas difíceis e sair a ganhar

Tem uma ou duas pessoas no trabalho que estão sempre a implicar consigo?

Como conseguir lidar com pessoas difíceis e sair a ganhar
Notícias ao Minuto

14:18 - 09/01/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Trabalho

O convívio no local de trabalho nem sempre é fácil, especialmente com algumas pessoas muito exigentes ou muito arrogantes.

Com algumas pessoas é possível abordar o verdadeiro motivo para estarem a tratá-lo de forma bruta, mas com outras muitas vezes a única possibilidade é tentar gerir melhor a interação.

Caroline Webb, economista, assessora de gestão empresarial e coach executiva, partilhou com o El Confidencial algumas dicas para conseguir lidar com pessoas difíceis no trabalho e sair a ganhar – ou pelo menos alguma paz:

- Repita o que disseram. Quando for possível, repita o que acha que lhe estão a perguntar e verifique que compreendeu bem terminando a frase com um “é isso?” Isto fará com que se sintam ouvidos, e fiquem mais tranquilos. Além disso, repetir o que lhe dizem pode fazer com que as pessoas em causa percebam que o que pedem ou questionam não é razoável.

- Fale de ações observáveis, não da sua atitude. Pessoas que têm uma má atitude ou que falam de forma bruta podem muito bem alegar de que é tudo da sua perceção, mas não podem negar as suas ações, como algo que fizeram ou que não fizeram para o prejudicar.

- Tente comunicar de forma clara. Lembre-se de que cada pessoa tem filtros cognitivos diferentes e que é possível que os outros não percebam o que diz da forma como espera. Portanto use uma linguagem simples e fale com clareza, explicando por exemplo conceitos como sucesso ou prazos de entrega. Se possível, assegure-se de que tudo é falado por escrito, para haver registos.

- Centre-se nas soluções em vez dos problemas. É preciso desprender-se de alguns aspetos das discussões e não levar as coisas a peito para conseguir centrar-se no objetivo mais importante: a solução do problema.

- Mostre reconhecimento. Se conseguir, alimente a necessidade psicológica de reconhecimento que as pessoas difíceis e narcisistas têm. Para que o deixem em paz, gabe algo específico que valorize nelas.

- Procure distanciar-se da situação para conseguir reagir de forma mais fria e objetiva.

- E se nada resultar, tente falar com pessoas que o podem ajudar ou cortar ao máximo as interações com essas pessoas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório