Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 19º

Cinco razões para dar mais atenção à vitamina B12

É a vitamina da energia e uma das que mais contribui para o bom funcionamento do organismo. A vitamina B12 depende muito daquilo que comemos e está mais do que na hora de lhe darmos atenção.

Cinco razões para dar mais atenção à vitamina B12
Notícias ao Minuto

17:41 - 09/11/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Carreira

É uma das muitas vitaminas do complexo B, mas das mais fundamentais para o corpo. ADN, nervos, células, cérebro e sistema imunitário são os principais pontos de atuação. Falamos da vitamina B12, a mais importante para o funcionamento do metabolismo.

Uma vez que esta vitamina é apenas obtida com a ingestão de alimentos de origem animal, como carne, peixe, ovos, leite e derivados e que a sua carência no organismo provoca sintomas como exaustão, problemas cardíacos e declínio cognitivo. Seguir uma alimentação vegetariana ou vegan é uma das principais razões para se prestar mais atenção à vitamina B12, uma vez que não é obtida nos alimentos de origem vegetal.

Mas existem outros motivos pelos quais é preciso reforçar este nutriente. A idade, diz o site da revista Prevention, é um dos exemplos, especialmente quando a pessoa tem 50 ou mais anos.

A ingestão de bebidas alcoólicas pode ser um outro motivo para se apostar num reforço da vitamina B12, seja pela alimentação ou pela suplementação. E tal deve-se ao facto desta vitamina depender do fígado para ficar armazenada e é mais do que sabido que o funcionamento deste órgão fica comprometido quando se bebe álcool com frequência.

E como o armazenamento desta vitamina é fundamental para o bom funcionamento do organismo e para a boa saúde, as pessoas que tomam medicamentos de combate à azia devem ter também uma especial atenção aos níveis da B12, uma vez que estes fármacos fazem uma ‘limpeza’ demasiado exaustiva e podem comprometer a sua absorção.

As pessoas com diabetes ou com alguma doença auto-imune devem igualmente preocupar-se em ter os níveis de vitamina B12 regulados.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório