Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 19º

Oito mitos sobre a ressaca em que deve parar de acreditar

O café não cura, nem tão pouco o pão previne.

Oito mitos sobre a ressaca em que deve parar de acreditar
Notícias ao Minuto

22:09 - 07/11/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Curiosidades

A culpa é sempre do último copo ou do jantar que caiu mal. O excesso de bebidas alcoólicas ingeridas raramente é apontado como a real causa da ressaca com que se acorda no dia seguinte, mas a verdade é que não há maior culpado do que o exagero.

Já a ciência diz que a melhor forma de prevenir a ressaca é através da abstinência ou, pelo menos, do consumo moderado. Mas para quem gosta de cometer um ou outro excesso de quando em vez, a melhor forma de saber lidar com a ressaca passa, em grande parte, por não dar ouvidos a um vasto leque de mitos e teorias que nascem e que nada mais fazem do que enganar as pessoas.

Segundo a revista Prevention, estes são os maiores mitos sobre a ressaca em que as pessoas devem deixar de acreditar o quanto antes:

Mito 1 – A melhor forma de curar uma ressaca é voltar a beber. Ingerir bebidas alcoólicas num dia de ressaca apenas vai retardar as consequências associadas ao consumo excessivo de álcool.

Mito 2 – Tomar dois analgésicos antes de dormir faz com que não se acorde de ressaca. Não há milagres, nem mesmo com a toma de medicamentos, uma vez que o álcool em excesso inflama de tal modo o fígado e o cérebro que não há um fármaco que atue em condições quando se está alcoolizado.

Mito 3 – Comer pão antes de beber ajuda a absorver o álcool. Ter comida no estômago antes de começar a beber ajuda a que a absorção do álcool seja mais lenta, contudo, o pão não age como uma esponja, por isso, não vai fazer com que não fique alcoolizado.

Mito 4 – Dormir muito ajuda a curar a ressaca. Pelo contrário! Como explicam os médicos ouvidos pela Prevention, se há coisa que as pessoas não devem fazer quando estão de ressaca é ficar na cama horas a fio, o corpo precisa de movimentação e o sangue precisa de fluir corretamente para expulsar o álcool.

Mito 5 – Não há melhor remédio para a ressaca do que um pequeno-almoço bem gorduroso e calórico. O consumo de fast-food ou de alimentos processados após uma noite de excessos apenas vai deixar o estômago ainda mais sensível e prolongar a sensação de ressaca.

Mito 6 – Um café e tudo fica resolvido. Nada disso, tal como acontece com os alimentos calóricos e gordurosos, o café apenas vai intensificar a sensibilidade do estômago.

Mito 7 - Escolher bem as bebidas ajuda a evitar a ressaca.Talvez, mas a verdade é que na presença de excessos (seja de cerveja, vinho, vodka, whisky, etc.), não há bebida que faça milagres.

Mito 8 - Beber cerveja antes do licor ajuda a prevenir a ressaca. Não, mais uma vez, tudo depende da quantidade. Sim, de nada vale evitar misturas quando o consumo de uma única bebida é exagerado.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório