Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Análise ao sangue pode indicar o melhor tratamento para a depressão

Novo estudo sugere que uma simples análise ao sangue pode ajudar os médicos a determinar qual o melhor tratamento para a depressão de cada paciente.

Análise ao sangue pode indicar o melhor tratamento para a depressão
Notícias ao Minuto

08:36 - 27/09/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

Ao identificar quais as drogas que serão mais eficazes a tratar a depressão em cada paciente, uma simples análise ao sangue pode dar uma grande ajuda no tratamento desta doença.

É o que sugere um novo estudo, publicado na revista científica International Journal of Neuropsychopharmacology, que concluiu que ao fazer uma análise ao sangue para identificar o nível de inflamação de cada paciente se poderia ‘prever’ a que tratamento responderiam melhor.

Como reporta a CNN, outros estudos recentes já haviam sugerido uma ligação entre os altos níveis de inflamação em pessoas com depressão e o baixo sucesso dos tratamentos de primeira linha – mais leves e que são feitos com inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS).

Identificar precocemente o nível de inflamação do paciente pode indicar desde logo se este precisará um tratamento com medicamentos mais fortes – evitando assim o processo de tratamento por tentativa erro que ocorre atualmente.

Carmine Pariante, professor de psiquiatria biológica no King’s College London, criador deste teste e principal autor do estudo, disse à CNN: “Se [os pacientes] não melhoram, trocam os medicamentos uma e outra vez na esperança de que algum funcione. Este teste ao sangue pode reduzir este tempo” de resposta ao tratamento, ao indicar um medicamento que provavelmente será mais eficaz.

Para verificar a eficácia deste teste, Carmine e a sua equipa de investigadores analisaram em 140 participantes com depressão os níveis dos marcadores biológicos MIF e (IL)-1 β. Os resultados mostraram que um terço (33%) dos pacientes tinha níveis altos destes marcadores e, portanto, um alto nível de inflamação. Ao verificar que os mesmos pacientes não responderam à primeira linha de medicamentos prescrita o investigadores concluíram, então, que quando um paciente apresenta níveis altos destes marcadores precisará de um tratamento mais forte.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório