Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Para ser mais musculado é preciso dormir. Descubra porquê

Treina bem, come bem, toma suplementos, mas parece não obter tão bons resultados como outras pessoas?

Notícias ao Minuto

10:14 - 27/09/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Exercício

Está a tentar ficar em melhor forma e mais musculado e até está a fazer tudo bem, mas parece que o seu companheiro de treino – que começou o processo na mesma altura – está a conseguir melhores resultados do que você?

A coisa mais importante, a seguir ao exercício, para conseguir ficar musculado é - acima da alimentação e dos suplementos – o descanso.

Por isso é que uma pessoa que até não tenha uma alimentação tão boa nem tome suplementos pode conseguir obter melhores resultados do treino do que quem dorme menos de oito horas.

O primeiro malefício de dormir pouco fazer-se sentir logo no treino, pois ao estar cansado e ensonado, terá um pior desempenho.

As suas reações estarão mais lentas e, segundo destaca o vídeo acima realizado pelo PictureFit, também tenderá a cometer mais erros – algo que no ginásio lhe pode sair caro, podendo provocar lesões.

Estudos descobriram que quando está cansado também tem mais dificuldade em metabolizar a glucose – essencial para ter energia durante o treino.

Quando está descansado o corpo liberta mais hormonas como testosterona e IGF-1, essenciais para ‘construir’ e recuperar os músculos. Mas quando dorme pouco o corpo liberta pouca quantidade destas hormonas e aumenta a libertação de cortisol – uma das hormonas que afeta negativamente os músculos.

Além disso dormir pouco aumenta a libertação da hormona grelina, que aumenta o apetite, e diminui a libertação de leptina, que promove a sensação de saciedade.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório