Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Porque é que nos queimamos com o Sol?

A maioria das queimaduras ocorre quando entra em contacto com algo quente, mas o mesmo não se aplica às queimaduras solares.

Notícias ao Minuto

09:01 - 14/08/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Gross Science

Algumas queimaduras são provocadas pela radiação. A radiação solar tem raios infravermelhos – que é o que faz com que a radiação solar o faça sentir quente – luz visível – que nos permite ver a luz do sol - e raios ultravioleta (UV) – que é o que nos provoca as queimaduras solares.

Os raios ultravioleta conseguem afetar as células da pele ao danificar moléculas importantes como o ADN. Então o corpo faz tudo o que consegue para se proteger.

Quando a radiação atinge a pele uns pigmentos chamados melanina absorvem-na ao proteger o seu ADN.

A melanina está sempre presente na nossa pele pois é o que lhe dá a sua cor. Mas apesar dos esforços da melanina por vezes, dependendo do seu ADN e da cor da sua pele, por vezes os raios UV conseguem danificando o seu ADN e fazendo com que o seu corpo inicie uma inflamação como resposta – o que provoca a vermelhidão que vê quando tem um escaldão.

No vídeo acima, partilhado pelo canal de YouTube Gross Science, Anna Rothschild explica tudo sobre as queimaduras solares.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório