Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 19º

É seguro dormir com um tampão? Mulheres, desfaçam a dúvida

Os tampões podem estar introduzidos até oito horas.

É seguro dormir com um tampão? Mulheres, desfaçam a dúvida
Notícias ao Minuto

07:08 - 01/08/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Recomendações

Só no Reino Unido são reportados cerca de 40 casos de síndrome do choque tóxico, uma condição bastante rara provocada por uma infeção bacteriana – sendo que metade dos casos está ligada a mulheres a usar tampões.

Toda a gente sabe que é preciso mudar os tampões com frequência – a cada quatro a oito horas -, mas no que toca a dormir ou não com eles, parece não haver muitas certezas.

A ginecologista-obstetra Dra. Pari Ghodsi disse à revista Glamour que a decisão de dormir com um tampão é subjetiva e depende completamente do ciclo da mulher.

"A mulher pode usar todas as opções à noite para parar o fluxo de sangue que ela use durante o dia. A sua escolha pode depender do seu fluxo. Se tem muito fluxo, um tampão pode não ser capaz de absorver todo o seu sangue menstrual durante a noite."

Mas outros especialistas parecem discordar e avisar as mulheres para não usarem tampões durante a noite.

A Dra. Dasha Fielder disse ao site australiano Mamamia que o limite das oito horas é demasiado longo. “Não deve de forma nenhuma deixar tampões durante a noite, em vez disso opte por pensos higiénicos enquanto dorme. E deve mudar o seu tampão a cada três horas."

E apesar de perceber que nem sempre é possível mudar o tampão com tanta frequência, alerta que deixar o tampão durante a noite aumenta o risco de síndrome do choque tóxico.

Os sintomas de síndrome do choque tóxico incluem: febre alta (39º), náuseas, vómitos, diarreia e sintomas de gripe (tosse, dor de cabeça, garganta e de músculos).

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório