Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 19º

Investigador confirma que o pó de talco pode provocar cancro

Mesmo sem conterem fibras de amianto (proibidas desde os anos 70), investigador diz que os produtos à base de pó de talco podem aumentar o risco de cancro nos ovários.

Investigador confirma que o pó de talco pode provocar cancro
Notícias ao Minuto

22:52 - 25/02/16 por Vânia Marinho com Ana Lemos

Lifestyle Alerta

Depois de a Johnson & Johnson ter sido multada por omitir o risco de cancro que os seus produtos podiam representar antes dos anos 70, investigador alerta que mesmo agora este tipo de produtos pode aumentar o risco de cancro.

Jackie Fox usou pó de talco desta marca na sua higiene íntima durante 35 anos, morreu em 2015, aos 62 anos, de cancro do ovário. A família levantou um processo e a marca foi obrigada a pagar indeminização.

Paul Pharoah, professor de epidemiologia do cancro em Cambridge disse, como cita o Telegraph, que era “biologicamente plausível” que o pó de talco possa provocar cancro.

O especialista diz que quando aplicado na área genital “é possível que alguns grãos do talco entrem nas tropas de Falópio e provoquem inflamação nos ovários, que por sua vez podem gerar uma doença mais grave”, como é o caso do cancro.

Ainda que acredite que é “mais provável do que improvável”, o investigador sublinha que o risco de uma mulher desenvolver cancro dos ovários por usar pó de talco é pequeno.

Segundo o mesmo especialista, “o risco de mulher de 20 anos no Reino Unido ter cancro nos ovários em algum momento da sua vida é de 18 em mil; um risco aumentado em 20% (pelo uso do pó de talco) faria com que o risco fosse de 22 em mil”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório