Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Tocar um instrumento tem mais vantagens do que pensa. Saiba porquê

Segundo um novo estudo, feito na Universidade de Bath, Reino Unido, é um passatempo com múltiplas vantagens para a saúde física a psicológica.

Tocar um instrumento tem mais vantagens do que pensa. Saiba porquê
Notícias ao Minuto

10:22 - 05/12/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Tocar um instrumento é um passatempo enriquecedor e, segundo um estudo, feito na Universidade de Bath, Reino Unido, tem um impacto muito positivo na capacidade do cérebro de processar imagens e sons, além de melhorar o humor. 

No estudo, publicado numa revista científica, a Nature Scientific Reports, são demonstradas as conclusões dos investigadores que analisaram, no total, 31 adultos, divididos em grupos: uns aprenderam a tocar um instrumento; outros apenas ouviram música; e o terceiro grupo funcionou como amostra de controlo. 

Leia Também: Estudo avisa: Milhões de jovens estão em perigo de perder a audição

Com esta experiência, os investigadores concluíram que, entre as pessoas que tiveram aulas de piano, durante apenas uma hora, por semana, ao longo de 11 semanas, registaram melhorias significativas no reconhecimento de mudanças audiovisuais, no seu ambiente, e menos níveis de depressão, stress e ansiedade, lê-se em comunicado. 

Aliás, só foram necessárias algumas semanas, após o início das aulas, para se observar resultados positivos, ou seja, os participantes conseguiram melhorar, significativamente, a sua forma de processar informações multissensoriais (visão e som). 

Os cientistas afirmam ainda que estas novidades sugerem que aprender a tocar um instrumento, como o piano, "tem um impacto significativo e positivo na forma como o cérebro processa informações audiovisuais, mesmo na idade adulta, quando a plasticidade cerebral é reduzida". 

Leia Também: Ouvir música enquanto faz exercício é benéfico e recomenda-se

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório