Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Muito além da falta de ar. O sintoma comum a 60% dos cancros do pulmão

É Kim Jackson, da Patient Claim Line, quem o diz.

Muito além da falta de ar. O sintoma comum a 60% dos cancros do pulmão
Notícias ao Minuto

16:30 - 07/11/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Cancro do pulmão

O desenvolvimento do cancro do pulmão pode ser muito silencioso. Os sintomas tendem a surgir, de forma rápida e agressiva, numa fase já muito avançada da doença. Dor torácica e rouquidão persistentes, dificuldade respiratória sem razão aparente e cansaço são os mais comuns. Contudo, não são os únicos.

Leia Também: Três sintomas matinais que podem indicar que o cancro se espalhou

Segundo Kim Jackson, da Patient Claim Line, citado pelo Daily Express, há outro sintoma que se manifesta em 60% destes doentes. Chama-se caquexia e trata-se de um estado de extrema fraqueza devido a doença prolongada ou, ainda, a desnutrição por alimentação deficiente.

Leia Também: Este cancro é dos mais mortais mas preveni-lo está nas nossas mãos

"Cerca de 60 em cada 100 pessoas com cancro do pulmão têm uma perda de apetite e de peso significativa no momento do diagnóstico", afirma a Cancer Research UK, associação sem fins lucrativos de luta contra o cancro.

"Os tumores evoluem muitas vezes de forma silenciosa, com poucos sinais de alerta ou com sintomas que são também explicados por outras situações, nomeadamente a tosse prolongada pelo uso do tabaco, o que faz com que os doentes recorram tardiamente ao médico", lamenta Ulisses Brito, pneumologista e diretor do serviço de pneumologia do CHAlgarve, em entrevista ao Lifestyle ao Minuto.

A incidência de cancro do pulmão em Portugal "está intimamente relacionada com o tabagismo, sendo que 89% das mortes por cancro do pulmão nos homens são causadas pelo fumo dos cigarros", acrescenta Cristina Rodrigues, cirurgiã torácica no Hospital Pulido Valente e coordenadora da cirurgia torácica do Hospital Cruz Vermelha de Lisboa.

Leia Também: "O cancro do pulmão diagnosticado em fases precoces pode ser curável"

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório