Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Covid: Resposta imunitária provoca danos nos vasos sanguíneos do cérebro

É o que revela um novo estudo.

Covid: Resposta imunitária provoca danos nos vasos sanguíneos do cérebro
Notícias ao Minuto

14:25 - 07/07/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Coronavírus

Um grupo de cientistas do National Institutes of Health, nos Estados Unidos, descobriu que os anticorpos produzidos em resposta à Covid-19 podem atingir erroneamente  as células cerebrais, danificando as paredes dos vasos sanguíneos que desencadeiam a inflamação e outros danos como derrames de proteínas, sangramento e coágulos sanguíneos, o que aumenta o risco de acidentes vasculares cerebrais. 

Segundo o estudo, publicado na revista Brain, esta descoberta envolveu cérebro de nove indivíduos, entre os 24 e 73 anos, que faleceram após contraírem coronavírus. Estes foram comparados com outros 10 de um grupo de referência. Depois de investigarem as alterações cerebrais destes doentes, os cientistas não detetaram rasto de SARS-CoV-2. Porém, encontraram anticorpos que combatem as células que revestem os vasos sanguíneos do cérebro.

Os autores do estudo levantam a hipótese deste ser um fator desencadeador de Covid longa, que acontece quando os sintomas da doença se prolongam no tempo. A fadiga, falta de ar, tosse, dores musculares ou perda de olfato e paladar prolongados são alguns dos sintomas mais comuns.

O que fazer se apresentar sintomas de Covid-19:

Mantenha a calma e evite deslocar-se aos hospitais. Fique em casa e ligue para o SNS 24 (808 24 24 24). Escolha a opção 1 (para outros sintomas deve escolher a opção 2) ou 112 se for emergência médica. Siga todas as orientações dadas e evite estar próximo de pessoas, mantendo uma distância de, pelo menos, dois metros.

Leia Também: Covid. Mais de 400 mil idosos receberam segunda dose de reforço da vacina

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório