Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 11º MÁX 19º

Cientistas encontram substância que alivia resistência aos antibióticos

Um grupo de cientistas chineses da Universidade Sun Yat-Sem revelou que a substância química glutamina pode ajudar o corpo humano a eliminar as bactérias resistentes às drogas, adiantou hoje a agência noticiosa Xinhua.

Cientistas encontram substância que alivia resistência aos antibióticos
Notícias ao Minuto

11:52 - 23/12/21 por Lusa

Lifestyle Antibióticos

Segundo os resultados da investigação publicados na revista Science Translational Medicine, este aminoácido cristalino é capaz de aumentar a eficácia de vários antibióticos contra as bactérias gram-negativas nocivas, conferindo dessa forma uma proteção reforçada contra os chamados 'super-organismos' letais.

Num ensaio clínico com roedores, os investigadores demonstraram que a glutamina enfraqueceu as bactérias ao tornar a sua membrana mais permeável, facilitando o trabalho dos antibióticos sobre as células nocivas, com especial relevância em quatro dos antibióticos mais comuns. Paralelamente, indicaram que a glutamina pode estimular a produção de nucleótidos no organismo, o que, por sua vez reduz, a resistência aos antibióticos.

De acordo com os cientistas, as bactérias gram-negativas estão entre as que causam os principais problemas de resistência.

A Organização Mundial de Saúde já incluiu a resistência antimicrobiana - ou seja, a capacidade das bactérias, vírus, parasitas e fungos de manter o seu crescimento ou viabilidade na presença de um antibiótico - entre as 10 principais ameaças globais à saúde pública.

Leia Também: Bactérias resistentes podem causar 10 milhões de mortes até 2050

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório