Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Estudo revela por que alguns cancros são resistentes à quimioterapia

Um novo estudo conduzido pelo professor e médico Hamsa Puthalakath, da Universidade de La Trobe, na Austrália, apurou por que existem alguns tumores que apresentam resistência a um dos medicamentos de quimioterapia mais utilizados na medicina.

Estudo revela por que alguns cancros são resistentes à quimioterapia
Notícias ao Minuto

11:30 - 25/07/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Cancro

O 5-fluorouacil (5-FU) é uma quimioterapia amplamente utilizada em casos de cancro da mama, colo-retal e outros, sendo responsável por curar milhares de pacientes e salvar vidas. Contudo, há situações em que o cancro desenvolve uma resistência ao fármaco, tornando o tratamento ineficaz e comprometendo um prognóstico positivo.

Até então, desconhecia-se as razões para tal ocorrer com alguns cancros, mas durante o estudo de Puthalakath decidiu comparar os diferentes tipos de tumor e ver as diferenças entre os que resistem ao 5-FU e os que não. A conclusão remete ao facto que a proteína denominada BOK está por trás da ineficácia do tratamento em algumas pessoas.

"Sempre acreditei que a natureza mantém as proteínas por uma razão", disse Puthalakath num comunicado. “A nossa pesquisa mostra que o BOK se associa a uma enzima chamada UMPS, aumentando a capacidade das células de proliferar. Sem o BOK, as células lutam para sintetizar o ADN e não podem proliferar”. Através do mesmo processo, o BOK converte o 5-FU num medicamento relativamente impotente, matando as células.

A solução óbvia para o problema seria administrar BOK com o 5-FU, mas de acordo com o condutor do estudo essa solução provavelmente não iria funcionar, ou converter o 5-FU na sua forma ativa antes de que este seja administrado, mas o processo sairia extremamente caro.

A solução mais rápida e eficaz apontada por Puthalakath é criar um teste para identificar a presença de BOK e prever se o cancro vai resistir ao medicamento ou não. Assim, caso o risco de resistência seja alto, o tratamento com o 5-FU pode ser substituído por uma quimioterapia alternativa que, apesar de ter efeitos colaterais mais intensos, tem mais chance de salvar a vida dos pacientes.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório