Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Cancro: Mitos e desafios do doente oncológico

A Teia D'Impulsos - Associação Social, Cultural e Desportiva, em parceria com a Câmara Municipal de Portimão e integrado no Programa da Cidade Europeia do Desporto, encontra-se a desenvolver o projeto Saber + para Viver Melhor.

Cancro: Mitos e desafios do doente oncológico
Notícias ao Minuto

19:38 - 27/03/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Doença

Trata-se dum conjunto de sessões de formação dirigidas à comunidade, concebidas com os seguintes objectivos: educação da população para a saúde; promoção de estilos de vida saudáveis; e, promoção da literacia em saúde na comunidade.

A terceira edição do Saber + para Viver Melhor irá decorrer no próximo dia 28 de Março, a partir das 18h30, na Casa Manuel Teixeira Gomes, em Portimão.

O tema escolhido para a edição de Março será o Cancro, sendo o painel de convidados interpelado para desmistificar os mitos e identificar os desafios que são colocados no acompanhamento dos doentes oncológicos.

Segundo estimativas da Agência Internacional para a Investigação do Cancro, no ano de 2018, o número de novos casos de cancro em Portugal ultrapassou os 58 mil, com as mortes por doença oncológica a ascenderem a quase 29 mil, o que demonstra o enorme impacto que as neoplasias malignas têm no estado de saúde dos portugueses.

Para nos falar de 'Cancro - Mitos e Desafios no Doente Oncológico', o evento conta com um painel de três convidados que abordarão os temas: 'Mitos e desafios para o Oncologista' por Paulo Luz, Médico Oncologista do Serviço de Oncologia do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA); 'Mitos e desafios no suporte psicológico' por Marina Carvalho, Psicóloga Clínica e da Saúde do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do CHUA e Professora Assistente de Psicologia Clínica do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT); 'Mitos e desafios na Atividade Física' por Ricardo Gonçalves, Professor Assistente do ISMAT de Educação Física e Desporto. A moderação da sessão estará ao cargo de Nuno Bernardino Vieira.

A participação nas sessões do Saber + para Viver Melhor é de entrada livre e sem necessidade de inscrição prévia. Os participantes terão ainda oportunidade de colocar questões e dúvidas aos especialistas que compõem o painel de convidados.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório