Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Comer mais de seis bananas de uma vez pode matar?

Já ouviu falar do ‘poder letal’ do potássio presente nas bananas?Há inclusive quem afirme que ingerir mais de seis seguidas causa uma overdose fatal. Será? A ciência explica.

Comer mais de seis bananas de uma vez pode matar?
Notícias ao Minuto

11:30 - 07/03/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Mitos

O potássio é crucial para a sobrevivência humana e pode ser encontrado "em todas as células do corpo", explicou à BBC a dietista Catherine Collins, do St George's Hospital, em Londres, no Reino Unido. "Usamo-lo para ajudar a gerar uma carga elétrica que auxilia no funcionamento adequado das células. Mantém o batimento cardíaco regular, ajuda a à libertação de insulina do pâncreas para controlar os níveis de açúcar e, sobretudo, mantém a pressão arterial sob controle”.

Todavia, se o nível de potássio no sangue for demasiado elevado ou reduzido, os batimentos cardíacos tornam-se irregulares, sente-se dor de estômago, náuseas e diarreia. O cloreto de potássio é mesmo um das substâncias utilizadas nas injeções letais para execuções nos Estados Unidos da América, uma vez que é capaz de ajudar a parar o coração.

Porém, para um individuo saudável, a possibilidade de ‘overdose de bananas’, não é de todo uma possibilidade, alerta a especialista. Seria necessário comer 400 bananas por dia para atingir os níveis de potássio que obrigariam o coração a parar de bater. "As bananas não são perigosas. Na realidade, fazem e sempre fizeram muito bem", assegura.

Existem, obviamente, as devidas exceções: as pessoas que sofrem de insuficiência renal podem acumular níveis altos de potássio no sangue, uma vez que não conseguem expelir o mineral através da urina. Mas o mesmo pode acontecer, por exemplo, com o tomate, que também é rico em potássio.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório