Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Alzheimer pode ser transmitido por “transfusões de sangue e cirurgias"

Médicos e cientistas temem que as proteínas associadas à doença possam permanecer em equipamento médico contaminado, e serem dessa forma transmitidas através da corrente sanguínea.

Alzheimer pode ser transmitido por “transfusões de sangue e cirurgias"

Teme-se que a doença de Alzheimer possa ser propagada através de transfusões de sangue e da realização de algumas cirurgias.

Os cientistas receiam que as proteínas relacionadas com a condição degenerativa cerebral possam permanecer em materiais médicos contaminados.

O alerta chega após uma experiência realizada em ratos de laboratório. Os animais haviam recebido deliberadamente hormonas de crescimento humano contaminadas com a proteína beta-amilóide, tendo mais tarde desenvolvido sinais de Alzheimer.

Amostras de hormonas de crescimento humano estiveram implicadas num escândalo de saúde pública no Reino Unido em 1989. Na altura foram administradas a oito pessoas que mais tarde faleceram.

Testes realizados encontraram placas amilóides nos cérebros de sete desses doentes – sendo esse um sinal de Alzheimer.

Os ratos examinados durante a experiência na University College London, também revelaram ter essas placas quando foram submetidos a testes – sugerindo que a proteína possa ser “acidentalmente” transmitida.

O líder do estudo, o professor John Collinge, disse em declarações à publicação britânica The Guardian: “Existem evidências experimentais que a patologia beta-amilóide pode ser transmitida a pessoas a partir de materiais contaminados”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório