Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Alzheimer Portugal organiza ações de formação

A Alzheimer Portugal vai promover um conjunto de ações formativas, no mês de dezembro, dirigidas ao público em geral e aos cuidadores de Pessoas com Demência, em Lisboa.

Alzheimer Portugal organiza ações de formação
Notícias ao Minuto

19:00 - 28/11/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Demência

O primeiro workshop sobre o tema 'Demências: Luto' irá decorrer no dia 3 de dezembro, pelas 14h, e pretende abordar as diversas estratégias que podem ajudar no processo do luto, através da realização de dinâmicas de grupo. Este workshop será ministrado pela psicóloga Carina Carvalho.

A 'Abordagem centrada na Pessoa com Demência' e as 'Estratégias nas atividades de vida diária' são os temas dos cursos do dia 4 de dezembro, das 10h às 13h e das 14h às 17h, com o objetivo de permitir aos formandos identificar os princípios da abordagem centrada na Pessoa com Demência; e explicar as necessidades biopsicossociais da pessoa com demência, nomeando ainda sinais de bem e mal-estar, procurando identificá-los no contexto do dia a dia. A formação estará a cargo da psicóloga clínica Ana Margarida Cavaleiro.

No dia 5 de dezembro, a Alzheimer Portugal vai promover dois workshops em Lisboa, ambos ministrados pela psicóloga clínica Ana Margarida Cavaleiro. Das 10h às 13h, vai realizar-se o workshop 'Demências: Relações Interpessoais', abordando o tipo de relações e formas de comunicar entre a Pessoa com Demência, a sua família, e a instituição. Às 14h, vai iniciar-se o workshop 'Comunicação com a Pessoa com Demência', onde os formandos vão aprender a identificar e explicar as necessidades biopsicossociais da Pessoa com Demência, nomeando sinais de bem-estar e mal-estar.

No dia 11 de dezembro irão também ser realizadas duas formações. A primeira, das 10h às 13h, 'Alterações cognitivas, funcionais e comportamentais', vai abordar tudo o que envolve os sintomas e alterações físicas e psicológicas que envolvem uma Pessoa com Demência. O workshop 'Demências: estimulação cognitiva' vai iniciar-se pelas 14h, e tem como objetivos dotar os formandos de capacidades que lhes permitam identificar quais as etapas e técnicas que possibilitam uma estimulação cognitiva da Pessoa com Demência.

O último curso deste ano realiza-se no dia 12 de dezembro e tem como tema 'Demências: Nutrição'. Lecionado pela nutricionista Inês Domingos, este curso vai abordar os conceitos e princípios nutricionais essenciais à Pessoa com Demência. Para além disso, os formandos vão ser capazes de reconhecer quais as implicações nutricionais associadas à Alzheimer; considerações e adaptações alimentares a ter em conta nas várias fases da demência, e o que fazer em situações especiais.

A participação nos cursos tem um custo de 15 euros para associados e 20 euros para os não associados.

Para mais informações sobre os diversos planos de formação ou possíveis inscrições, consulte o site da Associação , ou envie um email para formacao@alzheimerportugal.org.

A Alzheimer Portugal é certificada como Entidade Formadora pela DGERT (Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho), desde 2006. É, para além disso, a única organização em Portugal especificamente constituída com o objetivo de promover a qualidade de vida das pessoas com doença de Alzheimer, dos seus familiares e cuidadores.  

A Organização Mundial de Saúde estima que em todo o mundo existam 47.5 milhões de pessoas com demência, número que pode atingir os 75.6 milhões em 2030 e quase triplicar em 2050 para os 135.5 milhões. A doença de Alzheimer assume, neste âmbito, um lugar de destaque, representando cerca de 60 a 70% de todos os casos de demência (World Health Organization [WHO], 2015).

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório