Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

'Cozinha dos Ganhões' em Estremoz promove gastronomia alentejana

A 26.ª edição da "Cozinha dos Ganhões", o maior certame gastronómico do Alentejo, abre as portas na quinta-feira, em Estremoz, no distrito de Évora, para promover o turismo e a gastronomia da região, divulgou hoje o município.

'Cozinha dos Ganhões' em Estremoz promove gastronomia alentejana
Notícias ao Minuto

09:45 - 28/11/18 por Lusa

Lifestyle Cozinha

A denominação de "ganhão" era atribuída antigamente aos trabalhadores da lavoura nas herdades do Alentejo.

Com palco no parque de feiras e exposições da cidade, este festival gastronómico, promovido pelo município e que decorre até ao próximo domingo, com entrada gratuita, conta com a participação de oito restaurantes, com áreas destinadas a quem pretender petiscar, e cinco doceiros.

O certame, que atrai, anualmente, milhares de visitantes, para além de apresentar a "rica gastronomia e doçaria" da região, conta ainda com expositores de produtos regionais e artesãos do concelho.

O programa de animação inclui, entre outras iniciativas, uma noite de fados, na quinta-feira, espetáculos com os cantores Toy (sexta-feira) e Rosinha (sábado), atuações de grupos de danças e de ranchos folclóricos e uma tertúlia sobre o vinho.

A "Cozinha dos Ganhões" é, segundo a autarquia, um evento de promoção turística do concelho, que pretende valorizar as tradições e os costumes deste concelho e do Alentejo e que tem para oferecer, durante quatro dias, "sabor, saber, tradição e convívio".

O festival gastronómico, segundo os promotores, "vai contar com o que de melhor tem a cozinha alentejana", contemplando os pratos típicos da região.

De acordo com a autarquia, o evento vai "apresentar o que o Alentejo tem de melhor", nomeadamente a gastronomia, produtos regionais, doçaria, vinhos, enchidos e artesanato.

Paralelamente decorre também a 5.ª edição da feira "Estremoz Caça, Pesca e Atividades na Natureza", com a participação de dezenas de expositores, num dos pavilhões do parque de feiras, que inclui um programa de atividades relacionadas com estes setores, organizada pela Confraria dos Amigos do Campo, com o apoio do município.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório