Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Como sente o café? Se bebe muito, provavelmente sabe-lhe a amargo

Esta sensibilidade ao sabor leva a que se beba mais café, mas este não é o único aspeto que se aponta.

Como sente o café? Se bebe muito, provavelmente sabe-lhe a amargo
Notícias ao Minuto

22:15 - 16/11/18 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Paladar

Paladares diferentes resultam em quê? Segundo o journal Scientific Reports, espelha o código genético de cada um.

O grupo de cientistas que analisou este tipo específico de sensibilidade levou a uma primeira inesperada conclusão: aqueles que mais sentem o amargo do café são os que mais o bebem. Pensava-se que seria o contrário, já que o amargor não é associado a algo agradável ao paladar, contudo, explica um dos autores do estudo, o que acontece é que os consumidores de café “adquirem uma habilidade para detetar o sabor amargo do café e aprendem a tornar tal experiência positiva, a que associam à cafeína em si”, e por isso acabam por beber cada vez mais.

Esta conclusão é relevante para os cientistas por abrir portas a um caminho ainda pouco desvendado – o do próprio cérebro humano – já que quando se sente um sabor amargo, o ser humano recebe a informação de que tal alimento não deve ser consumido. No café, a sensação parece no entanto ser apreendida de forma diferente.

Várias suposições nasceram deste estudo, mas nem todas levaram os investigadores a conclusões em concreto, ainda que se tenha confirmado que é o fator genético que orienta a perceção de cada indivíduo relativamente a certos sabores a que se é mais ou menos sensível. Por exemplo, aqueles que sentem um forte amargor quando provam vegetais como couves de bruxelas, tendem a preferir chá ao café. É uma questão de gosto, mas a sensibilidade no paladar terá, inevitavelmente, uma palavra a dizer.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório