Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Não vai querer ignorar estes sinais que podem surgir na sua urina

Não é algo assim tão estranho de se fazer: estar atento a qualquer sinal dado pelo seu corpo é uma muito boa forma de reconhecer atempadamente algum problema que se possa refletir de alguma forma.

Não vai querer ignorar estes sinais que podem surgir na sua urina
Notícias ao Minuto

11:00 - 25/10/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Trato Urinário

Entre as alterações no organismo não tão óbvias, está o estado da própria urina: um tom amarelo claro e sem impurezas, é como deve ser o líquido. Tudo o que se afastar deste aspeto pode querer dizer que algo se passa com a sua saúde. A Women’s Health norte americana aponta oito possíveis motivos.

Não está a beber água suficiente: A falta de hidratação pode-se refletir, também, numa urina de cor bem mais concentrada, o que é facilmente entendido. Se bebe a mesma quantidade de água ‘de sempre’, mas passou a beber mais café, importa aumentar a dose de água, já que a cafeína desidrata muito o corpo, o mesmo acontece se passa a comer alimentos muito mais salgados, o que pode acontecer, por exemplo, caso passe uma semana de viagem durante a qual deixe de lado os bons hábitos alimentares.

Tem uma infeção no trato urinário: Se alguma bactéria infetou os fins, uretra ou a própria bexiga, é muito provável que um dos sintomas seja alterações no estado da urina que fica bem mais opaco. Nestes casos, antibióticos podem ser o suficiente para resolver o problema.

Sofre de vaginite: Traduz-se como uma inflamação na vagina que pode resulta de uma reação alérgica a certos produtos de higiene e limpeza. É bastante comum tal acontecer devido a sabonetes de higiene íntima de mulher. O resultado? Urina bastante concentrada com odor forte.

Tem uma infeção sexualmente transmissível: São situações diferentes da vaginite. Neste caso, fala-se especificamente de gonorreia ou clamídia cujos efeitos começam nas alterações à urina e propagam-se para outros mais graves como lesões na uretra.

Tem pedra no rim: Um caso bastante doloroso quem advém da má alimentação e/ou falta de hidratação. A formação de pedras na zona dos rins leva a vários riscos entre os quais sintomas associados à própria urina

A sua urina tem sangue: Esta é uma possível consequência de pedra nos rins ou dificuldades no trato urinário, por exemplo. Porque as porções de sangue que são passadas para a urina são pequenas, o sangue não fica propriamente vermelho, mas com um tom mais vivo

Sofre de doença crónica nos rins: Tal é um caso bastante expecífico e pouco provável, contudo, pode acontecer e a urina é um dos primeiros sintomas que se identifica

Tem diabetes: A diabetes também se reflete na urina, já que os diferentes níveis de glucose no sangue se relacionam com a própria urina.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório