Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Cinco passos para perder cinco quilos num mês, dizem especialistas

Sem truques nem milagres, pequenas mudanças podem fazer toda a diferença quando o objetivo é uma perda de peso saudável e que se mantenha.

Cinco passos para perder cinco quilos num mês, dizem especialistas
Notícias ao Minuto

11:30 - 19/10/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Perda de Peso

Manter um estilo de vida saudável e consequente peso ideal deveria ser um interesse de todo o ano, mas a verdade é que o tema inquieta muito em ocasiões específicas como o verão, o casamento ou outro evento em que queira causar surpresa pela positiva.

Todos estes exemplos são espelho de um aspeto comum: a noção de que não estão no seu peso ideal e que não se sentem completamente bem no seu corpo. Mais do que qualquer aspeto físico que se deseje atingir é a vontade de conseguir um corpo mais saudável que se defende e é a estes casos que se aconselham estes cinco passos que prometem ajudar à perda de peso.

Antes, vale a pena esclarecer que não existem milagres e que nenhuma dieta ‘mágica’ (como limitar a alimentação a sumos detox durante um grande período de tempo, com o objetivo de emagrecer) será a melhor proposta. Pelo contrário, nestes casos, o peso é facilmente recuperado.

Por outro lado, se a perda de peso acontecer de forma gradual e saudável, através da imposição de hábitos mais saudáveis, a boa saúde física e de todo o organismo são sim garantidas.

Começar o dia com um pequeno almoço bem nutritivo é o primeiro passo. Não é à toa que se diz que esta é a refeição mais importante do dia. De facto, aquilo que se consome após horas em jejum é bastante relevante. De uma má escolha advém a fome, consumo de calorias vazias e falta de energia, aspetos que se evitam com uma refeição rica em fibra, hidratos de carbono complexos e gorduras boas como o abacate que deve substituir a manteiga.

Ainda na alimentação, e em qualquer altura do dia, a comida deve ser desfrutada lentamente. Comer devagar ajuda a evitar que se coma em demasia bem como a garantir que sente melhor o sabor dos alimentos – essencial para quem está a ‘estrear-se’ em alimentos saudáveis que difiram dos que anteriormente consumia.

Entre refeições, nos snacks, e principalmente se pratica exercício físico, o El Confidencial recomenda que prefira a fibra em verão solúvel, seja em géis ou mistura para a água. Assim, a velocidade da digestão é atrasada e não irá sentir fome durante mais tempo.

Como não podia deixar de ser, o exercício físico é essencial, já que um estilo de vida saudável não se fica pela cozinha. E porque a falta de tempo não é desculpa, para os dias de agenda mais cheia pode sempre recorrer aos treinos de alta intensidade, que são bastante intensos em pouco tempo.

Alimentação, exercício físico e descanso são os três pilares. Não descure do sono se quer garantir a sua saúde. É pois a falta de sono que leva à desregulação das hormonas que se reflete em apetite em excesso.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório