Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Venha conhecer o Festival Nacional de Gastronomia em Santarém

A 38.ª edição do Festival Nacional de Gastronomia, dedicada ao azeite, vai acontecer de 26 de outubro a 04 de novembro, trazendo a Santarém três chefes distinguidos com estrela Michelin, anunciou hoje a organização.

Venha conhecer o Festival Nacional de Gastronomia em Santarém
Notícias ao Minuto

13:30 - 12/10/18 por Lusa

Lifestyle Bom apetite

Sob o lema 'Dez Dias para Descobrir Santarém Enquanto Prova Portugal', o 'mais antigo festival gastronómico' do país leva "o melhor da tradição gastronómica nacional 'à Casa do Campino', contando a edição deste ano com banquetes desenvolvidos por três chefes distinguidos com estrela Michelin, Vítor Matos, Tiago Bonito e Joachim Koerper" e ainda pela "revelação ribatejana Rodrigo Castelo".

O festival é este ano organizado pela empresa municipal Viver Santarém, com produção da Essência do Vinho e parceria da Câmara Municipal de Santarém e da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

A escolha do azeite como tema do festival é justificada pela organização com o facto de ser um alimento "típico, transversal e tão português", servindo de inspiração às 'criações' dos chefes convidados para a confeção dos banquetes que vão acontecer nas sextas-feiras e sábados.

Tiago Bonito, chefe da Casa da Calçada, em Amarante, fará a estreia no dia 26 de outubro, seguindo-se Vítor Matos, do Antiqvvm, no Porto, e do Vidago Palace, em Vidago, no dia 27, Joachim Koerper, chefe do Eleven, em Lisboa, a 02 de novembro, e Rodrigo Castelo, da Taberna Ó Balcão, em Santarém, no dia 03.

Nos 12 restaurantes presentes no evento serão dadas a provar "especialidades de norte a sul do país e das ilhas dos Açores e da Madeira" e nas tasquinhas típicas os produtos regionais, vinhos e doçarias.

Ao longo dos dez dias irão realizar-se aulas de cozinha, demonstrações de cozinha ao vivo, conversas sobre vinho e provas harmonizadas.

Com programação própria, os municípios produtores de azeite Mirandela, Moura, Marvão e Castelo Branco e ainda a Região dos Açores vão apresentar-se, em dias distintos, oferecendo degustações gastronómicas para "descobrir e apreciar o azeite".

O festival vai ainda acolher, a 29 de outubro, a cerimónia de entrega dos prémios 'Great Taste Awards Portugal', e, no dia 31, irá atribuir o primeiro prémio 'Modernidade e Tradição', que distinguirá o melhor prato inspirado em azeite, numa competição entre os antigos vencedores do concurso nacional 'Jovem Talento de Gastronomia'.

No dia 01 de novembro será apresentada a Carta Gastronómica do Ribatejo, um documento com 557 receitas recolhidas pela Confraria Gastronómica do Ribatejo, "em entrevista a 180 pessoas, na sua maioria idosas, como forma de preservar o património gastronómico da região".

A entrada no festival, com um custo de dois euros, dá acesso a visitas guiadas gratuitas à cidade de Santarém, a primeira das quais, no dia 27 de manhã, será dedicada ao 'Azulejo', seguindo-se, no mesmo dia à tarde e ainda nos dias 31 de outubro e 02 de novembro, 'Visita 360º' e, no dia 30 de manhã, 'Fora de Portas'.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório