Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Contra o mau humor, melhore a sua alimentação

Não é novidade que a solução para quase tudo previne-se com a alimentação, certo? Talvez assim se justifique o mau humor com que ande há umas semanas...

Contra o mau humor, melhore a sua alimentação
Notícias ao Minuto

07:00 - 27/09/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Comportamento

Um trabalho científico intitulado ‘Uma exploração das propriedades aversivas da 2-desoxi-D-glicose em ratos’ provavelmente chamará a atenção, mas o trabalho talvez ganhe interesse se se especificar que o estudo em questão se foca no caso daquelas pessoas que, com fome, se transformam em pequenos Hulks bem raivosos.

Vale a penas dar-lhes atenção. De facto, a fome influencia o humor e não apenas quando não come, mas principalmente quando come mal.

O problema agora apontado advém dos níveis de glucose: “a hipoglicemia é um forte desencadeador de stress a nível fisiológico e psicológico” refere o psicólogo Francesco Leri.

Esclareça-se que hipoglicemia se carateriza por baixos níveis de açúcar no sangue, um aspeto que se deve a uma dieta pobre em nutrientes, pouco equilibrada e variada. A confirmação de que a hipoglicemia e mau humor se relacionam permite assim justificar a relação entre depressão e doenças como diabetes mas também distúrbios alimentares como obesidade, bulimia ou anorexia, problemas que são de difícil tratamento, por serem demasiado específicos a cada caso e que se espera que a nutrição possa também ter um papel, fundamental no seu tratamento.

Além disso, vale a pena a prevenção já que uma atitude mais feliz influencia a preferência por hábitos alimentares mais saudáveis, o que acaba por ser um (bom) ciclo vicioso. Por outro lado, uma alimentação pouco equilibrada pode também tornar-se um ciclo vicioso já que leva a uma quebra no humor que por sua vez diminui o apetite e vontade de explorar opções mais aconselhadas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório