Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 26º

No dia em que lhes é dado destaque, entenda as lesões vertebro-medulares

São um tipo específico de dores de costas que podem levar a casos bem graves e que por isso levam a que se repita o dogma: prevenir é o melhor remédio.

No dia em que lhes é dado destaque, entenda as lesões vertebro-medulares
Notícias ao Minuto

07:00 - 05/09/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Dores de Costas

A campanha nacional ‘Olhe pelas suas costas’ levanta pertinentes questões sobre variados temas. Recorde-se aqui os cuidados a ter em conta antes de se comprar uma mochila. Atentos aos temas mais atuais, os responsáveis pela referida campanha não podiam deixar passar em branco o dia de hoje, 5 de setembro, por ser o dia internacional das lesões vertebro-medulares.

O neurocirurgião Bruno Santiago, que é também coordenador da campanha de que se fala, alerta para o risco associado a tais lesões, que podem perdurar por toda a restante vida. “Estamos a falar de paralisia dos membros, incapacidade para realizar tarefas diárias, necessidade de uso de cadeira de rodas e dependência parcial ou total. Em casos mais graves, uma lesão deste tipo pode até provocar a morte”, explica.

A prevenção torna-se por isso mais que essencial e adota-se com simples cuidados que evitam aqueles que são os principais tipos deste tipo de lesões: acidentes de viação, quedas de grande altura e mergulhos.

No primeiro caso, e embora a segurança na estrada não dependa só de cada condutor, uma condução mais prudente diminui em muito o risco de acidente de aviação, o mesmo para os mergulhos, um risco desvalorizado mas que, quando tido em conta, pode ser evitado com a devida atenção acerca do local onde se mergulha que deve ser livre de rochas ou bancos de areia e ter profundidade suficiente.

Já no caso das quedas de grande altura, são casos menos genéricos contudo, o neurocirurgião aponta o caso dos acidentes de trabalho que poderão ser evitados com um reforço de segurança no local de trabalho.

O especialista refere ainda quedas “relativamente banais” sofridas por pessoas idosas que, pela maior fragilidade óssea, resultam também em graves lesões.

A par dos alertas, a medicina tem também avançado no sentido de melhorar a qualidade dos cuidados médicos a oferecer a quem sofreu um traumatismo vertebro-medular, população que conta ainda com uma percentagem de casos de morte muito elevada.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório