Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

E.coli, a infeção intestinal por vezes subestimada e que pode ser fatal

O que é a E.coli, quais são os sintomas da infeção e será que o seu aparecimento resulta da ingestão de frango mal cozinhado?

E.coli, a infeção intestinal por vezes subestimada e que pode ser fatal
Notícias ao Minuto

10:00 - 31/07/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Doença

Escherichia Coli é um grupo de bactérias que habitam normalmente no intestino humano e de alguns animais, no entanto, nem todas E. Coli são inofensivas – algumas estirpes dessa infeção podem ser de facto mortais.

Os casos mais comuns de E.coli causam gastroenterites acompanhadas com diarreia intensa e com muco, semelhante ao catarro ou sangue, ou infeções urinárias.

São quatro os tipos de E.coli que causam infeções intestinais, E. coli enterotoxigênica, enteroinvasiva, enteropatogênica e enterohemorrágica. Estes tipos de E. Coli podem ser identificados num exame de fezes solicitado pelo médico, principalmente em caso de crianças, grávidas, idosos ou pessoas com sistema imunitário enfraquecido, que sofram por exemplo de SIDA ou com cancro.

Sintomas

Os sintomas da infeção surgem, geralmente, entre cinco a sete horas após a entrada da bactéria no sistema digestivo e são nomeadamente:

- Diarreia forte, com muco ou sangue;

- Dores de estômago fortes;

- Vómito;

- Febre baixa, até 38,5ºC.

Uma complicação potencialmente letal, o síndrome hemolítico-urémico (SHU), pode manifestar-se em cerca de 5 a 10% da população infetada com uma forma especifica tóxica de E.coli. Trata-se de uma complicação renal severa que poderá em certos casos provocar a falência dos rins, tornando-se necessário a realização de um transplante.

Mito ou verdade: a E.coli pode ser transmitida através de frango mal cozinhado?

A bactéria propaga-se geralmente através de matéria fecal que acaba eventualmente por chegar à boca – como tal, a manutenção de uma higiene adequada é essencial e critica na prevenção da contaminação.

Manusear alimentos ou prepará-los para os cozinhar é uma fonte comum de infeção. Os alimentos devem ser cozinhados completamente – e tal, inclui o frango. Todavia, é mais provável que o frango mal cozinhado provoque salmonela.

Prevenção 

Previna-se tendo em atenção:

- Lave as mãos após ir à casa-de-banho;

- Lave as mãos sempre antes das refeições;

- Lave as mãos antes e depois de preparar as refeições;

- Lave bem os alimentos que são consumidos crus como alface e tomate;

- Não engula água da piscina, do rio ou da praia.

Além disso, também é importante desinfetar os alimentos consumidos crus, colocando-os de molho, completamente imersos, numa colher de sopa de água sanitária para cada litro de água potável e deixar descansar por quinze minutos antes de consumir. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório