Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Quatro eletrodomésticos na sua cozinha que o estão a deixar doente...

Saiba como certos utensílios e eletrodomésticos podem conter e propiciar o aparecimento de germes e de fungos, que podem por sua vez provocar desde dores de estômago, a intoxicações alimentares ou a infeções cutâneas.

Quatro eletrodomésticos na sua cozinha que o estão a deixar doente...
Notícias ao Minuto

12:00 - 24/07/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Intoxicação

Ao que parece manter os níveis de higiene ideais na cozinha é uma tarefa árdua para a maioria dos indivíduos... de facto cerca de 71% das pessoas não limpam regularmente certos itens que utilizam diariamente.

Nomeadamente esfregam o forno apenas duas vezes por ano, e limpam o frigorífico e a máquina de lavar louça não mais do que três vezes ano, de acordo com uma pesquisa conduzida pelo portal de venda de eletrodomésticos appliancesdirect.co.uk.

Saiba quais são os aparelhos que o podem estar a tentar ‘matar’...

O frigorífico

Vários estudos já demonstraram que bactérias como o E. coli, salmonela e listeriose habitam comummente os frigoríficos, quando estes não são devidamente limpos. Estes germes podem manifestar-se através da ocorrência de intoxicações alimentares, gastroenterites e de sintomas de gripe.

Estes vírus têm origem em molhos de carne, restos de comida bolorentos, ou em vegetais fora de prazo.

Uma pesquisa, apurou que as gavetas destinadas ao armazenamento de alface, tomate, vegetais e fruta em geral contém até 750 vezes níveis mais elevados de bactérias, do que aquilo que é considerado seguro.

Máquina da louça

Apesar das altas temperaturas a que funciona, inúmeras pesquisas já apuraram que pode armazenar bactérias como os pseudomonas e a acinetobacter, as quais podem provocar infeções fúngicas capazes de comprometerem o sistema imunitário.

Os restos de alimentos presentes no dreno podem bloquear a circulação da água, impedindo assim uma limpeza apropriada. E o calor, a humidade e a comida presentes nestas máquinas podem provocar o aparecimento de bolor – causando consequentemente problemas respiratórios nos indivíduos.

Forno

Gordura, óleo e sujidade acumulam-se e formam o habitat ideal para o crescimento de bactérias prejudiciais. Um estudo apurou que existem mais bactérias nas pegas dos fornos do que nos assentos das sanitas!

Microondas

Os derrames de comida propiciam a infestação de germes. Pior: se utiliza o microondas para descongelar carne crua, os sumos e o sangue que daí resultam podem conter E. coli e salmonela.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório