Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

As gorduras trans são as más. Mas sabe ao certo o que isso significa?

Qualquer comida pré feita conta, certamente, com este tipo de gordura.

As gorduras trans são as más. Mas sabe ao certo o que isso significa?
Notícias ao Minuto

22:30 - 26/06/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Alimentação Saudável

Existem vários tipos de gordura. Algumas são boas, como as que encontra no salmão ou abacate enquanto outras são completamente desnecessárias ao bom funcionamento do organismo. Contudo, as gorduras trans, que se inserem no grupo das más e ‘desnecessárias’, como referimos, estão muito presentes em inúmeros produtos que incluímos na nossa alimentação, sendo um dos componentes de praticamente todos os alimentos embalados, por ser uma forma de o conservar.

Pense em todas as comidas pré-feitas, aqueles pães que parece que nunca passam de validade ou mais de metade das bolachas que enchem as prateleiras do super mercado: a gordura trans está lá, como também está na margarina e em alguns bolos já cozinhados.

Como resultado, aponta-se o colesterol elevado, risco de ataque cardíaco entre outros problemas de saúde que se associam, não poucas vezes, ao excesso de peso. Pelo mal a que se associa este tipo de gordura, a Organização Mundial de Saúde abriu ‘guerra’ à gordura trans, com um plano que espera banir, até 2023, a produção industrial de gorduras transgénicas.

Mas porque ainda é possível encontrá-la no mercado, em produtos que a assumem ou a apresentam como ‘óleos parcialmente hidrogenados’, perceba-se como funciona e o porquê de ser tão má:

Explica a Times Health que a gordura trans se acumula nas artérias, aumentando o risco de ataque cardíaco ao mesmo tempo em que piora a qualidade do colesterol isto porque, ao contrários de outras gorduras, esta ‘solidifica’ mais facilmente impedido e por isso acumula-se em vez de percorrer as artérias. Tudo isto advém do processo de criação desta gordura que passa pela junção de óleo com hidrogénio, lê-se na publicação.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório