Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Ouve Yanny ou Laurel? A ciência explica porque se dividem opiniões

O áudio tornou-se viral na internet, esta semana, sendo o mais recente caso desde o #TheDress que dividiu os internautas entre vestido azul e preto ou dourado e branco.

Ouve Yanny ou Laurel? A ciência explica porque se dividem opiniões
Notícias ao Minuto

19:30 - 18/05/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Dúvida viral

Tudo passa pela internet, e muitos são os casos em que um dado assunto trivial ganha dimensão ao dividir opiniões. Depois da foto do vestido, que se tornou viral por ser visto como azul por uns, enquanto outros juravam que o vestido era dourado, agora parece ser um pequeno vídeo que está a dar que falar.

Ouve ‘Yanny’ ou ‘Laurel’? É a questão que divide opiniões, sendo alvo de centenas de publicações nas redes sociais, como foi o caso da apresentadora Ellen DeGeneres que postou o vídeo com a descrição “literalmente tudo parou no meu programa para ver se as pessoas ouviam Yanny ou Laurel”.

O vídeo de três segundos que passa em lupping foi inicialmente publicado pela youtuber de beleza Cloe Feldman que já está a lucrar com a dúvida, através de T-shirts e sweatshirts com uma ou outra palavra e a levou a gravar um vídeo no seu canal a explicar que não conhecia a origem do vídeo, apenas o tinha partilhado “algures da internet”.

Mas porque ouvimos palavras diferentes?

Lars Riecke, professor de audição e neurociência cognitiva da Universidade de Maastricht explica que o que se ouve depende de três fatores: a frequência sonora, a mecânica do próprio ouvido e naquilo que cada um espera ouvir. São vários os aspetos que influencia aquilo que ouvimos, e o próprio tempo é um deles, já que ao envelhecer tendemos a perder a audição nas frequências mais altas.

Ao alterar a frequência do áudio em questão, o especialista prova o que diz: “a informação acústica que nos faz ouvir Yanny é mais alta que a que nos faz ouvir Laurel”, explica em entrevista ao The Verge. É por isso que os mais jovens normalmente ouvem Yanny.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório