Meteorologia

  • 17 DEZEMBRO 2018
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 12º

Edição

Este tipo de exercício físico melhora a sua saúde mental

Levantar pesos pode reduzir sintomas associados à depressão, refere um novo estudo.

Este tipo de exercício físico melhora a sua saúde mental
Notícias ao Minuto

13:00 - 14/05/18 por Liliana Lopes Monteiro  

Lifestyle Sinta-se bem

Não é de todo invulgar ouvir histórias de indivíduos que melhoraram a sua saúde mental através da prática de exercício físico, mas um novo estudo apurou que o treino de resistência, em particular, tem um efeito positivo na mente humana.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Limerick, a prática de levantar pesos está associada “a uma redução significativa de sintomas de depressão”. Os investigadores concluíram assim que o treino de força pode ser utilizado como uma alternativa ou como um método adicional de terapia para a depressão.

Apesar de até há poucos anos esta prática estar quase unicamente reservada para os ‘fanáticos do ginásio’, levantar pesos tornou-se recentemente extremamente popular entre os frequentadores habituais de ginásios.

Para além de conseguirem alcançar uma figura mais elegante e esculpida, e de aumentarem o seu metabolismo, muitos dos indivíduos praticam a modalidade por considerarem que lhes dá mais auto confiança e poder.

E tal sensação é suportada por este estudo. Os investigadores analisaram os resultados provenientes de 33 diferentes estudos clínicos, que tiveram em conta um universo de 1,877 pessoas – com o intuito de descobrirem se o treino de resistência tinha efeito a contrariar sintomas de depressão, tais como sentimentos de insignificância, falta de humor e perda de interesse geral.

O investigador pós graduado Brett Gordon, disse: “Interessantemente, foram detetadas melhorias em adultos com níveis de depressão considerados moderados, sugerindo que o treino de resistência poderá ser particularmente eficaz para aqueles que sofram de estados mais profundos de depressão”.

Gordon recomenda incorporar o treino de força nos seus treinos ‘normais’, pelo menos duas vezes por semana, fazendo oito a 12 repetições de oito a 10 exercícios diferentes em cada sessão.

E lembre-se que o treino de resistência não se refere apenas a levantar pesos, caso prefira pode também utilizar bandas de resistência, treino de suspensão (TRX) ou máquinas como a prensa de pernas.

Os autores do estudo indicam ainda que serão necessárias mais pesquisas de modo a confirmar se o treino de força pode ou não ser tão efetivo como “outros tratamentos empiricamente aprovados”, tais como o uso de medicação, mas sugerem que de facto frequentar a sala de musculação pode fazer bem à sua mente e não só aos seus músculos.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório