Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Descongelamento das carreiras chegou a 40 mil até fevereiro

O Ministério das Finanças prevê que este número venha a "pelo menos duplicar" em março e acrescenta que todas as áreas governativas já começaram a concretizar o descongelamento.

Descongelamento das carreiras chegou a 40 mil até fevereiro
Notícias ao Minuto

08:50 - 27/02/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia Finanças

Nos dois primeiros meses do ano, entre janeiro e fevereiro, cerca de 40 mil trabalhadores tiveram a valorização remuneratória decorrente do processo de descongelamento das carreiras, segundo anunciou o Ministério das Finanças no final de segunda-feira, salientando que prevê que o número venha a “pelo menos duplicar” em março.

Num comunicado, o gabinete de Mário Centeno acrescenta que “todas as áreas governativas já começaram a concretizar o descongelamento das carreiras para os seus trabalhadores”.

A comunicação do Ministério resulta dos dados sobre o ponto de situação do descongelamento de carreiras que foram apresentados, na segunda-feira, aos sindicatos da função pública.

Sobre o atraso do pagamento - tal como o Notícias ao Minuto  já tinha noticiado – a tutela refere que “os serviços apenas tiveram que parametrizar os sistemas informáticos de processo salarial”, pelo que “em muitos serviços a reversão dos cortes só se registou em fevereiro e março”. 

"Não faz nenhum sentido que os pagamentos não tenham chegado a todos os funcionários. Creio que nada justifica isto. Se o Governo acha que a lei é complexa então tinha-a feito de outra forma. Nós não aceitamos que os serviços não tenham condições para fazer o processamento das posições remuneratórias", disse a dirigente da Frente Comum, Ana Avoila, aos jornalistas após uma reunião com a secretária de Estado da Administração e Emprego Público no Ministério das Finanças.

De modo a acelerar o processo, os serviços devem ter atualizados os processos individuais dos trabalhadores, “com a maior celeridade possível”, de modo a “garantir que dispõem de toda a informação necessária à determinação das progressões a que cada trabalhador tem direito”, refere o Ministério.

Em outubro do ano passado, aquando da apresentação da proposta do Orçamento do Estado para 2018, Mário Centeno referiu que 400 mil funcionários da administração pública estavam em condições de progredir na carreira. Se entre janeiro e fevereiro progrediram 40 mil e o Governo estima que o número venha a "pelo menos duplicar" em março, quer isto dizer que ainda faltam 320 mil contribuintes. 

O gabinete de Mário Centeno acrescenta ainda que em março será feito um novo ponto de situação sobre o processo de descongelamento das carreiras.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório