Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Próximas eleições no Brasil vão ser as mais importantes desde 2002

A consultora BMI Research considera que as eleições nacionais de outubro no Brasil vão ser as mais importantes desde 2002 devido ao perigo de candidatos fora dos partidos tradicionais conseguirem resultados que ameacem a estabilidade das reformas.

Próximas eleições no Brasil vão ser as mais importantes desde 2002
Notícias ao Minuto

10:19 - 11/02/18 por Lusa

Economia BMI Research

"As próximas eleições gerais, marcadas para outubro de 2018, vão sem dúvida ser as mais importantes desde 2002; a profunda insatisfação dos eleitores com a classe política vai criar espaço para candidatos das margens montarem campanhas competitivas que vão ameaçar a durabilidade das reformas", escrevem os analistas.

De acordo com a mais recente análise de risco do Brasil, a que a Lusa teve acesso, o panorama político e económico revela uma fragilidade da recuperação que o Brasil está a viver, depois de dois anos de recessão.

"A economia brasileira vai ensaiar uma modesta recuperação nos próximos trimestres, alicerçada principalmente na retoma do consumo", mas o investimento "vai continuar abaixo do potencial como resposta à incerteza sobre as reformas estruturais e as eleições gerais de 2018", escrevem os analistas desta consultora do grupo da agência de 'rating' Fitch.

O "diminuído capital político" do Presidente, Michel Temer, vai levar a um enfraquecimento substancial das principais reformas, principalmente nas áreas do sistema de pensões e do mercado laboral, acrescentam os peritos.

A incerteza política e a fragilidade da retoma deve afastar os investidores internacionais mais cautelosos e, também por isso, o Brasil deverá ter "apenas níveis modestos de crescimento económico porque os ventos contrários estruturais limitam quaisquer soluções económicas rápidas contra os desafios originados pela queda dos preços das matérias-primas", concluem os analistas.

Assim, a previsão para o crescimento económico do Brasil apontam para uma expansão de 1,7% este ano e de 1,9% para os dois anos seguintes, abaixo da generalidade das previsões, que antecipam, pelo menos, um crescimento de 2% para o Brasil neste e nos próximos anos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório