Meteorologia

  • 14 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 19º

Portugal volta aos mercados e paga taxa mais baixa da História a 10 anos

As indicações dadas esta semana pela dívida nacional confirmaram-se no leilão desta quarta-feira e os resultados são históricos.

Portugal volta aos mercados e paga taxa mais baixa da História a 10 anos
Notícias ao Minuto

10:43 - 08/11/17 por Bruno Mourão

Economia Dívidas

Pela primeira vez, Portugal conseguiu vender Obrigações do Tesouro a 10 anos a taxas de juro médias inferiores a 2%. O melhor resultado de sempre foi conseguido esta quarta-feira numa emissão de dívida no mercado primário, dando seguimento à tendência positiva que tinha sido registada no mercado secundário.

Os dados económicos positivos divulgados nos últimos meses têm reduzido a pressão dos mercadossobre a dívida nacional e esta semana, a dívida portuguesa a 10 anos tinha batido mínimos de abril de 2015 nas trocas entre investidores. Hoje, foi a vez do mercado primário bater recordes.

Segundo os dados disponibilizados pela Reuters e pela Bloomberg, a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública [IGCP] conseguiu vender 1,25 mil milhões de euros em Obrigações do Tesouro a 10 anos a uma taxa média de 1,939%, a mais baixa alguma vez conseguida por Portugal neste prazo. A procura foi 1,57 vezes maior do que a oferta, mas o IGCP decidiu não aumentar o montante emitido.

"Foi um resultado fenomenal para o nosso nível de risco e para a alavancagem da nossa economia. Portugal ser capaz de endividar-se a 10 anos a uma taxa de 1,9% era algo que não imaginávamos ver", garante o diretor da banca online do Banco Carregosa.

"É que não é só o juro ser baixo, trata-se de dívida longa. As razões para esta descida são conhecidas: a melhoria no rating da S&P, a eventual melhoria da notação dada pelas outras agências, as boas notícias da economia portuguesa mas, acima de tudo isto um fator mais importante: as taxas das dívidas soberanas europeias tem estado a corrigir e nós aproveitamos esse contexto. Não é só um efeito em Portugal. Aliás, isso vê-se nas taxas que estão a ser feitas no mercado secundário que rondam hoje os 1,955%", explica João Queiroz.

[Notícia atualizada às 12h45]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório