Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Setor não-financeiro atinge novo recorde de endividamento

Um aumento de 1,7 mil milhões de euros levou o total de dinheiro devido pelo setor público e privado ao valor mais alto de sempre.

Setor não-financeiro atinge novo recorde de endividamento
Notícias ao Minuto

13:08 - 20/07/17 por Bruno Mourão

Economia BdP

Numa época de juros historicamente baixos na zona euro, o sistema financeiro português continua a aproveitar para pedir mais dinheiro e vai aumentando progressivamente o endividamento. 

Em maio, o sistema não-financeiro português atingiu um novo máximo histórico, como revela o Banco de Portugal num destaque estatístico divulgado esta manhã: "Em maio de 2017, o endividamento do setor não financeiro situava-se em 724,4 mil milhões de euros, dos quais 315,9 mil milhões respeitavam ao setor público e 408,5 mil milhões ao setor privado". 

"Relativamente ao mês de abril de 2017, o endividamento do setor público aumentou 0,7 mil milhões de euros e o endividamento do setor privado registou um incremento de 1,0 mil milhões de euros", complementa o banco regulador. 

E como se explica esta variação? "O acréscimo do endividamento do setor público deveu-se, sobretudo, ao aumento de operações de financiamento entre entidades da administração central, aumento esse que foi parcialmente compensado pela diminuição do financiamento obtido junto do setor não residente". 

"A subida do endividamento do setor privado reflete o acréscimo do endividamento externo das empresas privadas e o decréscimo do endividamento destas empresas e dos particulares junto do setor financeiro residente."

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório