Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Gestmin e Teixeira Duarte concluem negócio da TDArcol

O grupo Gestmin anunciou hoje a conclusão da operação da compra de 50% (detidos pelo grupo Teixeira Duarte) da 'holding' da área do gás TDArcol à OZ Energia, do grupo de Manuel Champalimaud.

Gestmin e Teixeira Duarte concluem negócio da TDArcol
Notícias ao Minuto

15:20 - 28/03/17 por Lusa

Economia Compra

"Com a decisão de não oposição à operação por parte da Autoridade da Concorrência, a Gestmin SGPS conclui a compra da participação da Teixeira Duarte na TDArcol", refere o grupo em comunicado.

A 'holding' de Manuel Champalimaud, através da sua participada OZ Energia, reforça assim a sua presença no mercado português da energia, particularmente no setor do Gás de Petróleo Liquefeito (GPL).

"Concretizada a compra da posição, a OZ Energia consolida a sua posição como um dos maiores 'players' [intervenientes] de GPL a nível nacional passando a deter plataformas logísticas em vários pontos do país", acrescenta.

De acordo com o presidente executivo da OZ Energia, Emanuel Freitas, "o objetivo da aquisição foi tornar a marca mais competitiva em toda a cadeia GPL, incluindo nos seus ativos a gestão de uma carteira com mais de 65.000 clientes a quem pretendemos garantir um serviço cada vez mais próximo e eficiente".

A operação de concentração implica a aquisição do controlo conjunto sobre a TDarcol - Sociedade Gestora de Participações Sociais, pela OZ Energia e pela Arcolgeste, estando a atividade desta última relacionada direta e exclusivamente com a adquirida TDArcol, sendo a participação nesta sociedade o seu único ativo.

A Tedal e a Teixeira Duarte tinham anunciado há uma semana terem fechado o acordo com a OZ Energia para vender a participação de 50% que cada uma detinha na TDArcol, pelo valor de 8,3 milhões de euros.

A SGPS TDarcol dedica a sua atividade, nomeadamente, à distribuição e comercialização de GPL embalado, a granel e canalizado aos seus clientes.

A Gestmin foi criada em 2004 por Manuel Champalimaud e é um grupo 100% português com interesses em várias áreas de negócio, nomeadamente estruturas sustentáveis e diversificadas nos setores da energia, logística alimentar, indústria de moldes e plásticos, turismo e da agroindústria.

A OZ Energia, por seu lado, é uma empresa portuguesa criada em 2009, quando a Gestmin SGPS adquiriu à Galp Energia os negócios de GPL e aviação da antiga Esso Portuguesa, um negócio que incluiu o terminal da Trafaria, que serve de base à receção por via marítima, ao armazenamento, enchimento e distribuição dos produtos comercializados.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório